Teoria da aprendizagem desenvolvimental (TAD): diálogo com José Carlos Libâneo

Conteúdo do artigo principal

José Carlos Libâneo
Andréa Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes

Resumo

A entrevista estabelece e aborda, a partir de um conjunto de dezesseis perguntas, os principais momentos no desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional, intelectual e político de um dos educadores, pedagogos e didatas mais relevantes da segunda metade do século XX e primeiras duas décadas do século XXI. José Carlos Libâneo (1945-) é responsável por uma obra vasta e sólida que é de domínio nacional e internacional, sobretudo seu livro Didática (1990), considerado na lista dos mais citados na área educacional. Intelectual politicamente engajado com a formação dos filhos das camadas mais pobres em favor de uma escola pública de qualidade, com a aprendizagem de conteúdos científicos vinculados às condições históricas e sociais concretas de vida dos alunos, Libâneo é um exemplo para as novas gerações.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Libâneo, J. C., Longarezi, A. M., & Puentes, R. V. (2024). Teoria da aprendizagem desenvolvimental (TAD): diálogo com José Carlos Libâneo . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–71. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-00
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Valladolid (Espanha, 2005). Mestre em Filosofia da Educação (1984) e Doutor em História e Filosofia da Educação (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação da  Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil, 2018). Doutora em Educação pela UNESP (Araraquara, Brasil, 2001). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nos níveis de mestrado e doutorado.

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha, 2013). Doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba, Brasil, 2003). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nos níveis de mestrado e doutorado

Referências

ASBAHR; F. da S. F.; OLIVEIRA, M. L. S. de A. M. Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. 5(2), 566 – 587. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61477

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm

BRASIL, Ministerio da educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problems of developmental teaching. The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, 1988.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1985[1996].

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 1990[2002].

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola. 1a. ed. Goiânia - GO: Alternativa, 2000a. 259p.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Edição do Autor, 2000b, 177p.

LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001a. 200p.

LIBÂNEO, José C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001b, 103p.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R.V. A ascensão do pensamento didático desenvolvimental na obra de José Carlos Libâneo (1976-2020). In: SUANNO, M.; SOAREZ, S.; ROSA, S. V. L. (org.). Educação como prática social, didática e formação de professores: contribuições de José Carlos Libâneo. 1 ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020, v. 1, p. 189-247.

LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. Didática Desenvolvimental: os fundamentos de uma perspectiva crítica brasileira. In: LONGAREZI, A.M.; PIMENTA, S.G.; PUENTES, R.V. Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.

LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V.; SOUZA, L. M. Resenha do Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. Resenhas Educativas/ Education Review, v. 27, p. 1-10, 2020.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. José Carlos Libâneo: gênese e desenvolvimento de seu pensamento didático. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, p. 1275-1305, 2020.

SAVIANI, D.. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1983, 104p.

SAVIANI, D.. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 1991, 128p.