Teoria da aprendizagem desenvolvimental (TAD): diálogo com José Carlos Libâneo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A entrevista estabelece e aborda, a partir de um conjunto de dezesseis perguntas, os principais momentos no desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional, intelectual e político de um dos educadores, pedagogos e didatas mais relevantes da segunda metade do século XX e primeiras duas décadas do século XXI. José Carlos Libâneo (1945-) é responsável por uma obra vasta e sólida que é de domínio nacional e internacional, sobretudo seu livro Didática (1990), considerado na lista dos mais citados na área educacional. Intelectual politicamente engajado com a formação dos filhos das camadas mais pobres em favor de uma escola pública de qualidade, com a aprendizagem de conteúdos científicos vinculados às condições históricas e sociais concretas de vida dos alunos, Libâneo é um exemplo para as novas gerações.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
ASBAHR; F. da S. F.; OLIVEIRA, M. L. S. de A. M. Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. 5(2), 566 – 587. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61477
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm
BRASIL, Ministerio da educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problems of developmental teaching. The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1985[1996].
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 1990[2002].
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola. 1a. ed. Goiânia - GO: Alternativa, 2000a. 259p.
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Edição do Autor, 2000b, 177p.
LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001a. 200p.
LIBÂNEO, José C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001b, 103p.
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R.V. A ascensão do pensamento didático desenvolvimental na obra de José Carlos Libâneo (1976-2020). In: SUANNO, M.; SOAREZ, S.; ROSA, S. V. L. (org.). Educação como prática social, didática e formação de professores: contribuições de José Carlos Libâneo. 1 ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020, v. 1, p. 189-247.
LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. Didática Desenvolvimental: os fundamentos de uma perspectiva crítica brasileira. In: LONGAREZI, A.M.; PIMENTA, S.G.; PUENTES, R.V. Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V.; SOUZA, L. M. Resenha do Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. Resenhas Educativas/ Education Review, v. 27, p. 1-10, 2020.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. José Carlos Libâneo: gênese e desenvolvimento de seu pensamento didático. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, p. 1275-1305, 2020.
SAVIANI, D.. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1983, 104p.
SAVIANI, D.. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 1991, 128p.