Teoria da aprendizagem desenvolvimental (TAD): diálogo com José Carlos Libâneo

Conteúdo do artigo principal

José Carlos Libâneo
Andréa Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes

Resumo

A entrevista estabelece e aborda, a partir de um conjunto de dezesseis perguntas, os principais momentos no desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional, intelectual e político de um dos educadores, pedagogos e didatas mais relevantes da segunda metade do século XX e primeiras duas décadas do século XXI. José Carlos Libâneo (1945-) é responsável por uma obra vasta e sólida que é de domínio nacional e internacional, sobretudo seu livro Didática (1990), considerado na lista dos mais citados na área educacional. Intelectual politicamente engajado com a formação dos filhos das camadas mais pobres em favor de uma escola pública de qualidade, com a aprendizagem de conteúdos científicos vinculados às condições históricas e sociais concretas de vida dos alunos, Libâneo é um exemplo para as novas gerações.      

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Como Citar
Libâneo, J. C., Longarezi, A. M., & Puentes, R. V. (2024). Teoria da aprendizagem desenvolvimental (TAD): diálogo com José Carlos Libâneo . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua). https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-00
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Valladolid (Espanha, 2005). Mestre em Filosofia da Educação (1984) e Doutor em História e Filosofia da Educação (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação da  Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil, 2018). Doutora em Educação pela UNESP (Araraquara, Brasil, 2001). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nos níveis de mestrado e doutorado.

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha, 2013). Doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba, Brasil, 2003). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nos níveis de mestrado e doutorado

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