Inclusão na Educação Superior: do que estamos falando?

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Solange Pereira Marques Rossato
Sônia Mari Shima Barroco
Hilusca Alves Leite
Ana Paula da Paz Tavares

Resumo

Objetiva-se discutir a Educação Superior ante os desafios da educação inclusiva, em suas correlações com uma psicologia crítica, firmada no compromisso ético e político com o desenvolvimento da genericidade em todos os sujeitos. Para tanto, elege-se a Psicologia Histórico-Cultural, que defende que a constituição e o desenvolvimento da consciência e do psiquismo humano são de natureza social e cultural. A Educação Superior, apesar das contradições ensejadas no modo de produção capitalista e no sistema meritocrático de ensino, precisa cada vez mais caminhar para a valorização e legitimidade da diversidade e inclusão de todos, buscando atender suas especificidades de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a Psicologia pode contribuir para a compreensão e reflexão da educação inclusiva na Educação Superior, em sua complexidade, na sua função mediadora de apropriação da experiência acumulada do gênero humano e para a formação da consciência das pessoas com ou sem deficiência, na constituição da forte noção de pertencimento à coletividade e em direção da transformação da realidade.

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Como Citar
Rossato, S. P. M., Barroco, S. M. S., Leite, H. A., & Tavares, A. P. da P. (2024). Inclusão na Educação Superior: do que estamos falando?. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-12
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: fazendo contribuições

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