EsperançArte – uma proposta da Psicologia Escolar para o Ensino Superior

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Silvia Maria Cintra da Silva
Camila Turati Pessoa
Gustavo Antônio Rodrigues Leite
Marlon de Oliveira Cunha
Sofia D Agostino Mascarin

Resumo

Em estreita e profícua interlocução com a Educação, a Psicologia Escolar e Educacional tem adentrado o campo do Ensino Superior, notadamente neste século. Neste artigo apresentamos uma proposta de Estágio em Psicologia Escolar, com a participação de estagiárias/os dos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia de uma universidade pública. O projeto, intitulado de EsperançArte, é voltado a ingressantes e propõe encontros permeados pela Arte, em que se discute a entrada na Universidade, a vida universitária, o compromisso social da profissão e outras temáticas relacionadas a esse momento. Fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural e na Psicologia Escolar em uma vertente crítica, essa proposta mostra-se como uma alternativa para o enfrentamento à evasão, a atenção e o cuidado com a permanência e a conclusão do curso, considerando-se as condições de alienação e as contradições postas pela sociedade capitalista e vivenciadas pelas/os universitárias/os em seu cotidiano.


 

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Como Citar
Silva, S. M. C. da, Pessoa, C. T., Leite, G. A. R., Cunha, M. de O., & Mascarin, S. D. A. (2024). EsperançArte – uma proposta da Psicologia Escolar para o Ensino Superior. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-10
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: tecendo contribuições

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