“O possível dentro do impossível”: sentidos atribuídos por professores/as universitários/as relacionados ao ensino remoto emergencial

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Maria Fernanda Diogo

Resumo

O estudo objetivou compreender os sentidos atribuídos ao ensino remoto emergencial (ERE) por professores/as universitários/as. A coleta de dados utilizou questionários online aplicados a época em que as instituições de ensino superior debatiam a implementação ou viviam as primeiras experiências do ERE. Utilizando núcleos de significação, a análise buscou apreender o movimento dos/as docentes com relação ao objeto de estudo, aproximando-se das zonas de sentido presentes nos relatos e revelando suas determinações. Foi possível perceber que, naquele momento, os/as professores/as ainda não tinham internalizado formas de ensinar e avaliar as aprendizagens no novo formato e, em sua maioria, atribuíram o sentido de desconforto à experiência, indicando redução ou ausência de uma ou mais condições para que a docência e a aprendizagem fossem efetivas. O único sentido de bem-estar encontrado foi o de cuidar da saúde coletiva (sua e dos demais). O maior volume de respostas associou o ERE à perda de referências; ao despreparo pedagógico; à intensificação e sobrecarga de trabalho; às condições objetivas (sociais, tecnológicas ou de acesso) inapropriadas ou inexistentes, sobretudo para os/as estudantes; e às (im)possibilidades pedagógicas, descrevendo-o como um modelo intensificador de desigualdades, que poderia potencializar a precarização e a evasão no ensino superior, mas, por outro lado, considerando-o a única alternativa possível para a manutenção de vínculos com os/as estudantes. Um número reduzido de docentes sugeriu o sentido de desafio e aprendizagem, associando o ERE à modernização da docência e ao aprendizado de novas habilidades.

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Como Citar
Diogo, M. F. (2024). “O possível dentro do impossível”: sentidos atribuídos por professores/as universitários/as relacionados ao ensino remoto emergencial. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-8
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: fazendo contribuições

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