Docência universitária e aprendizagem de estudantes monitores de engenharia

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Walêska Dayse Dias de Sousa

Resumo

Pesquisa com o objetivo de analisar processos de aprendizagem que são desenvolvidos por estudantes monitores de cálculo e geometria analítica de cursos de engenharia e como esses processos podem potencializar a constituição da docência universitária na perspectiva da teoria histórico-cultural. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários aos estudantes. As análises indicaram que os monitores reproduzem os mesmos modelos de aula de seus professores, que a principal metodologia utilizada ainda é a resolução de exercícios, que as escolhas didáticas, tanto de professores quanto de monitores não são fundamentadas e não promovem a compreensão conceitual. Também é analisada fragilidade na integração entre Educação Básica e Superior, não consideração de fatores subjetivos que interferem na aprendizagem, além de ausência de diagnósticos para potencializar o planejamento de ensino. Todos esses fatores prejudicam o desenvolvimento de professores e estudantes. A pesquisa propõe que sejam criados espaços formativos adequados à aprendizagem e à didática desenvolvimental, bem como maior valorização da monitoria.

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Como Citar
Sousa, W. D. D. de. (2024). Docência universitária e aprendizagem de estudantes monitores de engenharia. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–27. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-7
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: tecendo contribuições

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