A Didática Histórico-Crítica (marxista) no Brasil: reflexões sob a ótica dos autores Tomaschewsky (1966) e Zayas (1999)

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Gracieda dos Santos Araújo
Juan Carlos Rodriguez Cruz

Resumo

Este artigo analisa os fundamentos da Didática Histórico-Crítica, desenvolvidos pelos teóricos marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no Brasil, em comparação com as concepções teóricas de dois autores internacionais, Tomaschewsky (1966) e Zayas (1999). Toda a investigação é orientada pelo seguinte problema: em que medida a Didática Histórico-Crítica, como parte da proposta pedagógica de educação crítica e emancipadora, no Brasil, representa uma alternativa concreta ao processo de ensino-aprendizagem, desde os critérios teórico-metodológicos universais da didática materialista histórico-dialético? O método adotado como referencial para esta investigação se baseia no materialismo histórico-dialético. A metodologia utilizada trata-se de revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se a análise dos fundamentos centrais da Didática Histórico-Crítica, desde a concepção de Duarte (2001), Gasparin (2002), Gasparin e Petenucci (2014), Galvão et. al (2019) e Saviani (1995; 2002; 2008; 2011; 2013), localizando as divergências fundamentais destes autores, em relação ao pensamento dos autores internacionais, estudados nesta pesquisa. O resultado alcançado demonstra que, embora tome o pensamento de Marx e da Psicologia Histórico-Cultural como referência, a Didática Histórico-Crítica apresenta divergências importantes, com relação ao pensamento dos didáticos marxistas internacionais. Diante disso, se afirma a importância da Pedagogia Histórico-Crítica e da Didática Histórico-Crítica para a educação brasileira, enquanto uma visão teórico-metodológica crítica, desde que alinhada à perspectiva educacional universal, na ótica do proletariado.

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Como Citar
Araújo, G. dos S., & Cruz, J. C. R. (2024). A Didática Histórico-Crítica (marxista) no Brasil: reflexões sob a ótica dos autores Tomaschewsky (1966) e Zayas (1999). Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), e2024–2. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-2
Seção
Varia/Varies
Biografia do Autor

Gracieda dos Santos Araújo, Universidade Federal Norte do Tocantins - UFNT - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Brasil (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB (2001). Professora efetiva da Universidade Federal Norte do Tocantins - UFNT, Curso de Ciências Sociais.

Juan Carlos Rodriguez Cruz, Universidade de Holguín - Cuba

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, Brasil (2019). Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Holguín, Cuba (2008). Licenciado em Educação (2002). Professor Titular da Universidade de Holguín, Cuba.

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