O movimento lógico-histórico do conceito de pensamento computacional

Conteúdo do artigo principal

Eloisa Rosotti Navarro Navarro
Maria do Carmo de Sousa
Emerson Rolkouski

Resumo

Este trabalho apresenta o movimento lógico-histórico do conceito de pensamento computacional (PC) para a educação matemática. Abordar-se-á de forma cronológica (histórica) e lógica o uso do termo na educação matemática. A partir desse movimento, explicitar-se-á o desenvolvimento do conceito de pensamento computacional para a educação matemática, compreendendo que não se trata apenas de linguagem de programação ou uso do computador (máquina), mas que o desenvolvimento desse pensamento pode contribuir com o desenvolvimento de conceitos matemáticos relacionados ao pensamento algébrico e ao pensamento algorítmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Navarro, E. R. N., Sousa, M. do C. de, & Rolkouski, E. (2024). O movimento lógico-histórico do conceito de pensamento computacional . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–21. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-32
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

Referências

ANDRADE, Daiane; CARVALHO, Taina; SILVEIRA, Jayne; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marilton-Aguiar/publication/299666357_Proposta_de_Atividades_para_o_Desenvolvimento_do_Pensamento_Computacional_no_Ensino_Fundamental/links/5762a5bd08ae17328926f2f2/Proposta-de-Atividades-para-o-Desenvolvimento-do-Pensamento-Computacional-no-Ensino-Fundamental.pdf?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19. Acesso em: 01 mar. 2024.

BARCELOS, Thiago Schumacher; SILVEIRA, Ismar Frango. Pensamento computacional e educação matemática: relações para o ensino de computação na Educação Básica. In: Workshop sobre Educação em Computação, 20., 2012, Dourados. Disponível em: http://www2.sbc.org.br/csbc2012/anais_csbc/eventos/wei/artigos/Pensamento%20Computacional%20e%20Educacao%20Matematica%20Relacoes%20para%20o%20Ensino%20de%20Computacao%20na%20Educacao%20Basica.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.

BARR, Valerie.; STEPHENSON, Chris. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, New York, n. 1, v. 2. p. 48–54, mar. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Valerie-Barr/publication/247924673_Bringing_computational_thinking_to_K-12_what_is_Involved_and_what_is_the_role_of_the_computer_science_education_community/links/53e2e8b40cf2b9d0d832c294/Bringing-computational-thinking-to-K-12-what-is-Involved-and-what-is-the-role-of-the-computer-science-education-community.pdf?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19. Acesso em: 01 mar. 2024.

COMPUTATIONAL THINKING TASK FORCE (CSTA). Computational think flyer. 2015. Disponível em: http://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/CompThinkingFlyer.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

CSTA – Computer Science Teacher Association. CSTA K-12 Computer Science Standards. CSTA Standards Task Force. ACM – Association for Computing Machinery, 2011.

DENNING, Peter. J. The profession of IT: Beyond computational thinking. Communications of the ACM, v. 52, n. 6, p. 28–30, jun. 2009. Disponível em: http://denninginstitute.com/pjd/PUBS/CACMcols/cacmJun09.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

FRANÇA, Rozelma Soares de; AMARAL, Haroldo José Costa do. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16659. Acesso em: 02 mar. 2024.

GÓMEZ-LÓPEZ, Luis. F. La enseñanza de las matemáticas desde la perspectiva sociocultural del desarrollo cognoscitivo. Tlaquepaque, Jalisco: ITESO, 1997.

HU, Chenglie. Computational thinking: what it might mean and what we might do about it. In: ITICSE ’11, 2011, New York, NY, USA. Proceedings of the 16th annual joint conference on Innovation and technology in computer science education. New York, NY, USA: ACM, 2011. p. 223-227. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/1999747.1999811. Acesso em: 01 mar. 2024.

ISTE; CSTA. Computational thinking: leadership toolkit. First Edition, 2011. Disponível em: https://cdn.iste.org/www-root/2020-10/ISTE_CT_Leadership_Toolkit_booklet.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

KAPUT, James. J. What is algebra? What is algebraic reasoning? In: KAPUT, J. J.; CARRAHER, D. W.; BLANTON, M. L. (Eds.). Algebra in the early grades. New York: Lawrence Erlbaum Associates: NCTM, 2007.

KOPNIN, Pavel Vassilyevitch. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, Karel. A dialética do Concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

KRAVTSOV, Lev Guennadievitch. A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática. Teoria e Prática da Educação. v. 22, n. 1, p. 44-49, abr. 2019.

MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em educação matemática na UNICAMP: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.

MARCO, Fabiana Fiorezi de. Estudo dos processos de resolução de problema mediante a construção de jogos computacionais de matemática no ensino fundamental. 2004. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, . Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.

MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Papirus Editora, 2009.

NAVARRO, Eloisa Rosotti. O desenvolvimento do conceito de Pensamento Computacional na Educação Matemática segundo contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15112. Acesso em: 03 mar. 2024.

NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de. O Pensamento Computacional na Educação Matemática: Um olhar analítico para teses e dissertações produzidas no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (XIII ENEM), Cuiabá, Mato Grosso, 2019. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/sbembrasil/%20https:/sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php. Acesso em: 01 mar. 2024.

NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de. Qual o conceito de Pensamento Computacional para a Educação Matemática? São Paulo: Editora Dialética. 2023.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PAPERT, Seymour. Teaching children thinking. Programmed Learning and Educational Technology, v. 9, n. 5, p. 245-255, 1972.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. 1994.

RADFORD, Luis. The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, Australia, n. 26, p. 257-277, 2014.

ROYAL SOCIETY. Shut down or restart? The way forward for computing in UK Schools. 2012. Disponível em: https://royalsociety.org/~/media/education/computing-in-schools/2012-01-12-computing-in-schools.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

SEEHORN, Deborah. (Chair). K-12 Computer Science Standards - Revised 2011: The CSTA Standards Task Force. ACM, 2011.

THE ROYAL SOCIETY. Shut down or restart? The way forward for computing in UK Schools. 2012. Disponível em: https://royalsociety.org/~/media/education/computing-in-schools/2012-01-12-computing-in-schools.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

VIEL, Felipe; RAABE, André; ZEFERINO, Cesar. Introdução a Programação e à Implementação de Processadores por Estudantes do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2014. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3107. Acesso em: 01 mar. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WING, J. Computational thinking. Communications of ACM, v. 49, n. 3, p. 33-36, 2006.

WING, Jeannette. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of The Royal Society A Mathematical Physical and Engineering Sciences, USA, n. 366, seção 1881, p. 3717–3725, 31 jul. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/23142610_Computational_thinking_and_thinking_about_computing. Acesso em: 01 mar. 2024.

WING, Jeannette. Computational Thinking: what and why. Thelink. 2011. Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why. Acesso em: 01 mar. 2024