Atividades circenses na escola por meio da psicomotricidade relacional

Conteúdo do artigo principal

Luís Fernando Lacerda Lence
Bento Selau

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização da psicomotricidade relacional no ensino de atividades circenses a crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física escolar. Pesquisa que teve como procedimento metodológico a pesquisa intervenção, do tipo pedagógica. Participaram da investigação 17 crianças: seis meninas e onze meninos, com idades entre seis e sete anos. Dentre os meninos, havia uma criança com deficiência física, não possuía o braço esquerdo. Como procedimentos de coleta de dados, utilizaram-se a observação, a filmagem e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise textual discursiva, com auxílio de três softwares: o WebQDA, o Excel e programa de edição de imagem em computador. Os resultados apontam para o apoio da psicomotricidade relacional na introdução e no desenvolvimento das atividades circenses, colaborando para uma melhor sustentação pedagógica desse objeto de ensino na educação formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lence , L. F. L., & Selau, B. (2023). Atividades circenses na escola por meio da psicomotricidade relacional. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-72090
Seção
DOSSIÊ - Contribuições da Teoria Histótico-Cultural à formação docente e à atividade pedagógica

Referências

ALMEIDA, R. de. Roteiro para o emprego de grupos focais. in: ABDAL, A. et al. (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. Sesc São Paulo/CEBRAP: São Paulo, 2016, p. 42-59.

ALONSO, A. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. in: ABDAL, A. et al. (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. Sesc São Paulo/CEBRAP: São Paulo, 2016, p. 8-23.

ANDRADE, L. R. dos S.; LINHARES, R. N. COSTA, A. P. Estratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDAS. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 255-276, Oct/Nov 2021. Available at: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8807. Accessed on Nov 13th, 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8807.

ÁVILA, M. de; SELAU, B.; RODRIGUES, J. L. dos S. Análise de uma estratégia didática baseada na proposição de mediação em aulas de Biologia. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 559–583, 2022. Available at: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/65930. Accessed on Nov 30th, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-65930.

BERSCH, A. A. S; PISKE, E. L. Psicomotricidade relacional: estratégia de intervenção pedagógica na educação. Itinerarius Reflectionis, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 01–18, Apr 2020. Available at: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/60420. Accessed on: Feb 8th, 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.60420.

BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 2, p. 43-55, Jul 2011. Available at: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1256. Accessed on: Nov 11th, 2021.

BORTOLETO, M. A. C. Rola-bola: iniciação. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.4, n.4/5, Jan/Dec 2004. Available at: https://www.researchgate.net/publication/26423831_Rola-bola_iniciacao. Accessed on: Oct 10th, 2023.

BORTOLETO, M. A. C. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008. 172 p.

BORTOLETO, M. A. C. Circo y educación física: los juegos circenses como recurso pedagógico. Revista Stadium: Buenos Aires, n. 195, 2006. Available at: http://diverrisa.es/web/uploads/documentos/EXPRESION%20CORPORAL/Juegos_Circenses.pdf . Accessed on: Nov 1st, 2021.

BORTOLETO, M. A. C. A perna de pau circense – o mundo sob outra perspectiva. Motriz, v.9, n.3, p. 125-133, Set/Dec 2003. Available at: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf. Accessed on: Nov 1st, 2021.

BORTOLETO, M. A. C.; MACHADO, G. A. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, v. 7, n. 2, p. 39-70, 2003. Available at: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3923. Accessed on: Oct 19th, 2021.

BRACHT, V. Educação Física no ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. n. 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. p. 1-14, Nov 2010.

BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, ed. 242, p. 120, Dec 2018. section 1.

CARDANI, L. T. et al. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 25, n. 4, p. 128-140, 2017. Available at: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7723. Accessed on: Nov 2nd, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723.

CARVALHO, L. A gestão das práticas nas aulas de Educação Física pelo professor de referência: psicomotricidade relacional, imitação e interações entre meninos e meninas. 79 p. 2016. Master’s thesis (Professional Master’s Program in Education) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016. Available at: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1461. Accessed on: Nov 24th, 2021.

COCITO, R. P.; MARIN, F. A. D. G. A organização dos espaços para bebês e crianças pequenas nos documentos oficiais da educação infantil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. Available at: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5153. Accessed on: Nov 29th, 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5153.

CORDEIRO, A. F. M.; SELAU, B. Cultural-neuropsychological Theory of Language Functioning. Revista Educação, Porto Alegre, v. 46, p. e42376-e42386, 2023. Available at: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/42376 . Accessed on: Oct 9th, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42376.

CORSI, L. M.; DE MARCO, A.; ONTAÑÓN, T. Educação física na educação infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, Dec 2018. Available at: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/51387. Accessed on: Nov 6th, 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51387.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. de; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel: Pelotas, p. 57-67, Jul/Aug 2013. Available at: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Accessed on: Nov 24th, 2021.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. p. 64-79, 2005. Available at: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view. Accessed on: Dec 12th, 2021.

DUPRAT, R. M. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar. 2007. 122 p. Master’s thesis - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, São Paulo, Campinas, 2007. Available at: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274902. Accessed on: Oct 19th, 2021.

DUPRAT, R. M.; ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses. In: JAIME GONZÁLEZ, F.; DARIDO, C. S.; OLIVEIRA, A. A. B. de (org.). Ginástica, Dança e Atividades Circenses. Maringá: Eduem, v. 3, 2nd ed., 2017. p. 167-230. Available at: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/170987. Accessed on: Nov 5th, 2021.

DUPRAT, R. M.; PÉREZ-GALLARDO, J. S. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Unijuí, 2010. 184 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35th ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

FURINI, A. B. Metodologia da psicomotricidade relacional. In: FURINI, A. B. SELAU, B. (Org.). Psicomotricidade relacional e inclusão na escola. Lajeado, RS: Univates, 2010. p. 27-49.

HAMMES, L. J.; ARMAS CARVALHO, L. T.; SELAU, B. Analysis of Physical Education Classes in a Brazilian Public School. Advances in Social Sciences Research Journal, [S. l.], v. 5, n. 10, 2018. Available at: https://journals.scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/5342. Accessed on: Oct 10th, 2023. DOI: https://doi.org/10.14738/assrj.510.5342.

INVERNÓ, J. C. El circo en la escuela. Revista Tándem, Barcelona, n. 16, p. 71-83, Jul 2004. Available at: https://www.researchgate.net/publication/39211974_El_circo_en_la_escuela. Accessed on: Nov 3rd, 2021.

LENCE, L. F. L.; SELAU, B. Atividades circenses como objeto de ensino da Educação Física Escolar. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29019, 2023. Available at: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/123072. Accessed on: Aug 15th, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42376.

LOBO, A. S. Psicomotricidade Relacional no meio aquático. In: NEGRINE, A. O corpo na Educação Infantil. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002. p. 199-226

LOIZOS, P. Vídeo, Filme e Fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (editors); GUARESCH, P. A. (translation). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 137-155.

LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. Trad. GURGUEIRA, F. L. São Paulo: Ícone, 1990. 238 p.

MARQUES, C. M.; CARNEIRO, L. C. A organização de espaços de brincadeiras no maternal II: uma experiência com caixas temáticas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–17, 2022. Available at: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17159. Accessed on: Nov 29th, 2022. DOI: https://orcid.org/0000-0002-2137-4760.

MESSIAS, A. M.; IMPOLCETTO, F. M. Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 5, n. 1, p. 96–105, 2021. Available at: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105. Accessed on: Nov 6th, 2021. DOI: https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação: Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Available at: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt. Accessed on: Feb 4th, 2022.

NEGRINE, A. Corpo na Educação Infantil. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002. 234 p.

NEGRINE, A. Aprendizagem & desenvolvimento infantil - Psicomotricidade: alternativas pedagógicas. v. 3, Porto Alegre: PRODIL, 1995. 171 p.

NEGRINE, A. Aprendizagem & desenvolvimento infantil - Perspectivas Psicopedagógicas. v. 2, Porto Alegre: PRODIL, 1994 b. 109 p.

NEGRINE, A. Aprendizagem & desenvolvimento infantil - Simbolismo e jogo. v. 1, Porto Alegre: PRODIL, 1994 a. 124 p.

ONTAÑÓN, T. B. Atividades circenses na educação física escolar: equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos. 2012. 142 p. Master’s thesis - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, São Paulo, Campinas, 2012. Available at: http://acervus.unicamp.br/index.asp?codigo_sophia=864390. Accessed on: Nov 9th, 2021.

ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A.; SILVA, E. Educación corporal y estética: las actividades circenses como contenido de la educación física. Revista Iberoamericana de Educación, v. 62, n. 62, p. 233-243, May 2013. Available at: https://rieoei.org/RIE/article/view/592. Accessed on: Nov 1st, 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie620592.

ONTAÑÓN, T. B.; DUPRAT, R.; BORTOLETO, M. A. Educação Física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento (Porto Alegre), v. 18, n. 2, p. 149-168, Apr 2012. Available at: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/22960. Accessed on: Nov 2nd, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.22960.

ONTAÑÓN, T. B.; LOPES, D. de C.; RODRIGUES, G. S.; CARDANI, L. T.; BORTOLETO, M. A. C. Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educacion fisica y ciencia: Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, 2019. v. 21, n. 2 Apr/Jun 2019. Available at: http://acervus.unicamp.br/index.asp?codigo_sophia=1192250. Accessed on: Oct 31st, 2021.

OST, M. A.; VIANNA, M; PEREIRA, G. S. A arte circense e seu diálogo com a educação física: uma experiência no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do rio grande do sul. HOLOS, [S. l.], v. 6, p. 1–13, 2020. Available at: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9883. Accessed on: Dec 15th, 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9883.

RODRIGUES, G. S.; MELO, C. C.; MAZZEU, T. R.; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020). Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 167–173, Nov 2021. Available at: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27491. Accessed on: Dec 27th, 2021. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491.

SELAU, B.; FURINI, A. B. Evolução histórica da psicomotricidade: da perspectiva funcional à pedagogia relacional. La Salle, Canoas, v. 7, n.2, p. 47-55, 2002.

SELAU, B; FURINI, A. B.; PINHEIRO, S. S. A resolução de conflitos na escola sob a perspectiva da psicomotricidade relacional. In: FURINI, A. B.; SELAU, B. (Org.). Psicomotricidade relacional e inclusão na escola. Lajeado, RS: Univates, 1st ed., 2010. p. 119-135.

SELAU, B.; HAMMES, L.; GRITTI, S. O mestrado profissional em Educação e a repercussão dos relatórios crítico-reflexivos à luz de Paulo Freire. Revista FAEEBA, v. 25, p. 137-151, 2016. Available at: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4576. Accessed on: Oct 10th, 2023. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p137-151.

SERRA, M. M.; BORTOLETO, M. A. C. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipação, v. 11, n. 1, Dec 2011. Available at: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/2463. Accessed on: Nov 10th, 2021.

SILVA, E.; ABREU, L. A. de. Respeitável público… o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. 262 p.

SIMIANO, L. P. A organização dos espaços como elemento curricular na creche: formas silenciosas de educar e cuidar. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 43–57, 2017. Available at: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4578. Accessed on: Nov 29th, 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4578.

SITTA, K. F.; MELLO, M. A. Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 43, p. 108-127, 29 Jul 2013. Available at: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6312. Accessed on: Nov 29th, 2022. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n43.p108-127.

TENGAN, E. Y. M.; BORTOLETO, M. A. C. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, 2021. Available at: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4656. Accessed on: Nov 1st, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4656.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criatividade na infância. Trad. FRÓIS, João Pedro. Portugal, Lisboa: Dinalivro, 2012.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n. 8, p. 23-36, Jun 2008. ISSN: 1808-6535. Available at: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf. Accessed on: Mar 15th, 2022.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 521 p.

YONAMINE, M. H.; ROSSI, F. Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 01-24, 2021. Available at: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/77923. Accessed on: Dec 11th, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77923.

ZANOTTO, L.; SOUZA JUNIOR, O. M. de. Atividades circenses na educação física: transformando a escola em picadeiro. Corpoconsciência, v. 20, n. 2, p. 23-32, May/Aug 2016. Available at: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308. Accessed on: Nov 15th, 2021.