Análise de uma estratégia didática baseada na proposição de mediação em aulas de Biologia

Conteúdo do artigo principal

Márcia Garcez de Ávila
Bento Selau
Júlia Loren dos Santos Rodrigues

Resumo

Pesquisa que visou a analisar as ações que a professora-pesquisadora realizou para organizar uma estratégia didática baseada na proposição Vygotskyana de mediação descrita por Wertsch (2007). Pesquisa aplicada, que utilizou como procedimento metodológico a pesquisa-intervenção do tipo pedagógica. Os sujeitos foram 38 estudantes, de idades entre 16 a 19 anos, alunos do 2º ano do Ensino Médio; os instrumentos da coleta de dados foram observação participante e análise documental. O procedimento de análise textual discursiva suscitou os resultados que descrevem as diferentes verbalizações realizadas pela professora-pesquisadora em diálogo com os estudantes, com o intuito de estimular o debate e a aprendizagem sobre o conteúdo “impactos ambientais” nas aulas de Biologia. A discussão dos resultados aponta o alcance parcial das estratégias de mediação explícita e implícita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ávila, M. G. de, Selau, B., & Rodrigues, J. L. dos S. (2022). Análise de uma estratégia didática baseada na proposição de mediação em aulas de Biologia. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 559–583. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-65930
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Márcia Garcez de Ávila, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5492-5103.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5792-0284.

Júlia Loren dos Santos Rodrigues, Fundação Presidente Antônio Carlos - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6638-8277.

Referências

ARMSTRONG, Franny. A Era da Estupidez. Reino Unido: Spanner Films, 2009.

AUSUBEL, David; NOVAK, Joseph; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BANDOUK, Antônio Carlos. et al. Ser Protagonista: biologia, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BITTNER, Martin. Interruption as a crisis. Discourse and practices of progressive education. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 3, n. 2, p. 282-296, 2019. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.282-296.1550.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 03 ago. 2010. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm.

CASTRO, Rafael Fonseca. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural. 2014. 238f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, RS, 2014.

CUNHA, Rosário Serrão; RIBEIRO, Luísa Mota; SEQUEIRA, Cristiana; BARROS, Rita de Almeida; CABRAL, Leonor; DIAS, Teresa Silva. O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspectiva de adolescentes. Psicol. estud., Maringá, v. 25, p. 1-17, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46414.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, p. 57-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822.

DOM PEDRITO. Departamento de Meio Ambiente. Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Dom Pedrito, RS. 2014. 377 p. em: https://portal.tce.rs.gov.br/pmsr/PMRSU/Dom%20Pedrito/PMGIRS_Dom_Pedrito.pdf.

GIEST, H. Didática histórico-cultural e teoria da educação. Revista Educar Mais, 4(2), 237-260, 2020. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.237-260.1784.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. ENEM 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio. http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2010/dia1_caderno1_azul_com_gab.pdf.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. ENEM 2012. Exame Nacional do Ensino Médio. http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando.; PACCA, Helena. Biologia Hoje. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 137-155.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; LOBATO, Sílvia Cristina da Costa. Análise da própria prática no ensino de Ciências por meio de sequências investigativas (sis) envolvendo noções de Física com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, p. 66-85, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.66-85.

MOLON, Susana. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003.

MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132008000100008.

OLIVEIRA, Tinna. O que fazer com o lixo. In: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2013, Brasília. https://www.mma.gov.br/informma/item/9364-o-que-fazer-com-o-lixo.

PICHETH, Sara Fernandes; CASSANDRE, Márcio; THIOLLENT, Michel. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), s3-s13, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263.

PUHL, Neiva Mara; MARCHI, Miriam Ines. Feira de Ciências: Abordando Relações entre Termodinâmica e Corpo Humano. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 183-194, 2021. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.183-194.

ROGERS, Elizabeth; KOSTIGEN, Thomas. O livro verde. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

SFORNI, Marta. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, Vera Lúcia; MANZONI, Rosa. (Orgs.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem. Bauru: Cultura Acadêmica, 2008. p. 1-9.

STETSENKO, Anna. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodology. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), s32-s41, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas: Problemas de psicología geral. Madrid: Visor, 1993.

VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas: Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas: Problemas de Psicología General. 2. ed. Madrid: A. Machado Libros, 2001.

WERTSCH, James. Mediation. In: DANIELS, Harry; COLE, Michael; WERTSCH, James. The Cambridge Companion to Vygotsky. New York: Cambridge University Press, 2007.