Vladimir Vladimirovich Repkin: apontamentos para uma história de vida
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo trata da biografia de V.V. Repkin (25 de dezembro de 1927 - 11 de abril de 2022). Ele nasceu e passou a infância na Ucrânia. Recebeu educação superior em duas especialidades: professor de língua russa e psicologia. Ele começou a se envolver em pesquisas científicas em psicologia sob a orientação de A.N. Leontiev durante seus estudos no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Moscou. O desenvolvimento de um sistema de aprendizagem desenvolvimental começou em 1963, quando ele era aluno de pós-graduação do professor P.I. Zinchenko na cidade de Kharkov. Criou e dirigiu durante muitos anos o grupo de pesquisa Kharkov de aprendizagem desenvolvimental. Como coautor do sistema de aprendizagem desenvolvimental, ele se envolveu principalmente na teoria psicológica da atividade de estudo e no desenvolvimento de programas de aprendizagem e materiais didáticos na língua russa com base nessa teoria; prestou assessoria na criação de cursos de formação e livros didáticos em outras disciplinas acadêmicas. A partir de meados dos anos 1970 trabalhou na preparação e, a partir do final dos anos 1980 - na implementação da aprendizagem desenvolvimental na escola pública. Nesse período, ele deu mais atenção ao problema da aprendizagem e ao acompanhamento dos professores no domínio do sistema de aprendizagem desenvolvimental e no desenvolvimento de materiais didáticos e metodológicos para a escola. Dedicou os últimos anos de sua vida à análise dos problemas teóricos da aprendizagem desenvolvimental e à família: sua esposa Galina Viktorovna Repkina, psicóloga, escritora; suas filhas Natalia, Antonina e Elena; e seus 11 netos e 14 bisnetos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
DUSAVITSKII, A. K. Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD) e V. V. Repkin: experiência de estudo biográfico. Obutchénie, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1–27, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69010.
DUSAVITSKY A.K.; V.V. REPKIN. Experiência de pesquisa biográfica. Boletim da Associação Internacional de Aprendizagem Desenvolvimental. no. 10, Riga, 1998, p. 11-12.
PUENTES, R. V. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 28-57, 2022a. Disponível em DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p28.
PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra. Goiânia: Phillos, 2021.
REPKIN, V.V. História da pesquisa sobre os problemas da aprendizagem desenvolvimental em Kharkiv. Boletim de Psicologia. Universidade Estatal de Kharkiv, 1998.
REPKIN, V.V. Formação da habilidade ortográfica como ação mental. Questões de psicologia, Moscou, n. 2, 1960.
REPKIN, V.V. A contribuição dos cientistas austríacos para a teoria da percepção. Questões de psicologia, Moscou, n. 6, 1958.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercados de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 27-75.
REPKINA, G.V. Memória para a vida. Psicologia histórico-cultural. v. 5, n. 2, p. 19–22, 2009.
REPKINA, G.V. Meu Caleidoscópio. O livro de histórias, memórias e reflexões de Galina Viktorovna Repkina. Layout de computador, design - Alexei Oukleine http://immediator.ca/ISBN: 9781715483081@ G.V. Repkina, 2020.