Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas Resumo

Conteúdo do artigo principal

Camila Trindade

Resumo

Para a Psicologia Histórico-Cultural, a constituição e o desenvolvimento humano não são expressões apartadas das condições de possibilidade colocadas à existência humana; ao contrário, são processos que tomam forma e conteúdo na realidade. Especialmente no que concerne à consciência, Leontiev (2021/1975) ressalta sua íntima relação e, portanto, instituição na atividade humana. Segundo o autor, “a consciência individual como forma especificamente humana de reflexo subjetivo da realidade objetiva pode ser compreendida apenas como produto das relações e mediações que surgem no curso da formação e desenvolvimento da sociedade” (Leontiev, 2021/1975, p. 151). Assim, entre outros elementos, na tese desenvolvida por Trindade (2021), tomou-se como base a análise do contexto educativo do ensino superior brasileiro e seus desdobramentos na constituição dos estudantes que vivenciam dificuldades acadêmicas. Em outras palavras, o ponto de partida para a compreensão da forma e do conteúdo que compõem as significações e as condutas dos acadêmicos foi o atual contexto educativo marcado por importantes índices de evasão e repetência universitária. Isto é, partiu-se da realidade para entender os sujeitos, conjuntamente com o movimento de compreender como os sujeitos significam e atuam na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Trindade, C. (2023). Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas: Resumo. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(3), 1–7. https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-70008
Seção
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Referências

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004. (Trabalho original publicado em 1975).

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Bauru: Mireveja, 2021. (Trabalho original publicado em 1975).

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 5 ed. Queiroz, 2022.

TRINDADE, C. Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas. 2021. 333 f. Tese (Doutora em Psicologia), Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Vol. 3). Madrid: Visor, 2000. (Trabalho original proferido entre 1931).