Contribuições de V. V. Repkin às reflexões sobre a aprendizagem na Atividade de Estudo que considere a subjetividade

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Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

Resumo

Este artigo é fruto do recorte de uma pesquisa em nível de Doutorado em Educação. Visa apresentar uma breve discussão sobre a aprendizagem na Atividade de Estudo pela perspectiva da Didática Desenvolvimental, de forma que considere a subjetividade do estudante. Para tanto, utilizou-se dos fundamentos teóricos do Sistema Elkonin-Davidov-Repkin e da Teoria da Subjetividade, de maneira que pudessem elucidar novas perspectivas ao conceito de aprendizagem. Juntamente a esses estudos, foram identificadas afirmações nos trabalhos de V. V. Repkin que contribuíram para encontrar reflexões que aproximassem as duas teorias estudadas e indicassem que a aprendizagem é produzida pelo sujeito enquanto fonte, em atividade e de maneira subjetiva. Considera-se, por fim, que este estudo suscita refletir sobre novas perspectivas teóricas sobre o conceito de aprendizagem para contribuir ao avanço da didática.

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Como Citar
Carcanholo, F. P. de S. (2023). Contribuições de V. V. Repkin às reflexões sobre a aprendizagem na Atividade de Estudo que considere a subjetividade. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–28. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69014
Seção
DOSSIÊ - AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE V. V. REPKIN PARA PENSAR E DEBATER AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO E DA DIDÁTICA
Biografia do Autor

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Orcid. http://orcid.org/0000-0001-5583-9119

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