V. V. Repkin: concepção de sujeito da atividade de estudo (1990-2021)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo aborda a concepção de sujeito da atividade de estudo desenvolvida por V. V. Repkin, no período entre 1990 e 2021, com a qual alterou os rumos, os objetivos e o conteúdo da aprendizagem desenvolvimental na perspectiva do sistema psicológico-didático Elkonin-Davidov-Repkin. O autor introduziu, no começo da década de 1990, o sujeito da atividade de estudo como a neoformação fundamental na idade escolar inicial. O texto tem como objetivo, em primeiro lugar, mostrar que a consolidação da Teoria da Atividade de Estudo teria sido impossível sem o desenvolvimento do conceito de sujeito do ponto de vista de seu conteúdo psicológico específico. Antes de V. V. Repkin, a ideia de sujeito do estudo era essencialmente abstrata e pouco substancial, baseada em aspectos descritivos associados, no geral, a fenômenos externos ao próprio sujeito em si. Em segundo lugar, analisar o processo de gênese, desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas de V. V. Repkin a respeito do sujeito que estuda, sobretudo aquelas realizadas no período que se estende entre 1990 e 2021. Conclui-se que V. V. Repkin alterou, com seus estudos a respeito do sujeito, o próprio conceito de aprendizagem desenvolvimental das crianças em idade escolar inicial, considerou o sujeito o objetivo fundamental da atividade de estudo (em lugar do pensamento teórico), estabeleceu o conceito de “sujeito como fonte”, bem como seu conteúdo psicológico e estrutura, as caraterísticas fundamentais de sua concepção e os diferentes níveis pelos quais transita durante seu processo de ascensão.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo: situação atual e problemas de pesquisa (1991). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 231-245.
DAVIDOV, V. V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo (1986). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 211-229.
DAVIDOV, V. V. Teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996.
DAVIDOV, V. V. Tipos de generalização na aprendizagem. Moscou: Pedagogia, 1972.
DAVIDOV, V. V. Problemas de pesquisa da Atividade de estudo. In: PUENTES; R.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Livro I. Curitiba, PR: CRV, 1996b [2020]. p. 265-287
DAVIDOV, V. V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; ZUCKERMAN, G. A. O aluno dos anos iniciais do nível fundamental como sujeito da atividade de estudo. Questões de Psicologia, Moscou, n. 3, p. 14-19, 1992. Disponível em http://www.voppsy.ru/issues/1992/923/923014.htm
DOROKHINA, V. T. A formação do estabelecimento de objetivos como componente da atividade de estudo a depender do tipo de aprendizagem. Questões de Psicologia, Moscou, n. 6, p.63-70, 1980. Disponível em http://www.voppsy.ru/issues/1980/806/806073.htm
DUSAVITSKII, A. K. Desenvolvimento da personalidade na atividade de estudo. Moscou: Dom Pedagoguiki, 1996, 208 p.
ELKONIN, D. B. Atividade de estudo: importância na vida do estudante (1967). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 143-145.
ELKONIN, D. B. Questões psicológicas relativas à formação da atividade de estudo (1961) In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 139-142.
KUDRYAVTSEV, V. T. Tendência criativa no desenvolvimento psíquico da criança. Parte II. Primeiras Leituras dedicadas à memória de Vasily Vasilyevich Davidov (Moscou, 19 a 20 de outubro de 1998). In: Primeiras Leituras. Riga: Centro Pedagógico Experimentar, 1999. Disponível em http://old.experiment.lv/rus/biblio/first.htm
KUDRYAVTSEV, V. T. Entrevista concedida ao autor do artigo. Suporte técnico: facebook, março de 2023.
KUDRYAVTSEV, V. T; URAZALIEVA, G. K; KIRILLOV, I. L. Crescimento da personalidade da criança na educação pré-escolar. Moscou: Instituto de educação pré-escolar e educação familiar de Aprendizagem Desenvolvimental, 2003, 279p.
REPKINA, N. V.; REPKIN, V. V. Estratégia de educação para a estabilidade da personalidade. In: Perspectivas psicológicas. Moscou, t. 2, 2012, p. 111-120).
PUENTES, R. V. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 28-57, 2022a. Disponível em DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p28
PUENTES, R. V. A concepção de desenvolvimento no sistema psicológico-didático Elkonin-Davidov-Repkin. Revista Educativa, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1-27, 2022b. Disponível em https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12438/5726
PUENTES, R. V. A noção de sujeito na concepção da Aprendizagem Desenvolvimental: uma aproximação inicial à Teoria da Subjetividade. Obutchénie, Uberlândia, v. 3, n. 1, 58–87, 2019. Disponível em https://doi.org/10.14393/OBv3n1.a2019-50575
REPKIN, V. V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo (1997). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 363-404.
REPKIN, V. V. Estrutura da atividade de estudo (1976). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 3ª edição. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2021, p. 321-328.
REPKIN, V. V. O que é aprendizagem desenvolvimental? A fase inicial de desenvolvimento da aprendizagem da língua russa na escola de nível fundamental. Kharkiv; Tomsk, 1992.
REPKIN, V. V. O ser humano como sujeito da atividade. Palestra ministrada para professores do Centro Pedagógico “Experimentar”, Riga, Letônia, 1997a (texto inédito).
REPKIN, V. V. Programa experimental de aprendizagem desenvolvimental da Língua Russa (5º ao 9º ano). Instituto Siberiano de Aprendizagem Desenvolvimental. Biblioteca de Aprendizagem Desenvolvimental. Tomsk: Consequência, 1997b.
REPKIN, V. V. Prefácio. In: REPKINA, N. V. O que é aprendizagem desenvolvimental: um ensaio de ciência popular. Tomsk: Peleng, 1993, p. 1.
REPKIN, V. V. Um aluno do primeiro ano precisa do fonema? Notas sobre uma das versões do programa para a aprendizagem desenvolvimental da língua russa. Tomsk: Peleng, 1999, 48 p.
REPKIN, V. V.; DOROKHINA, V. T. O processo de “aceitação” da tarefa na atividade de estudo. In: Teoria dos problemas e métodos para sua solução. Kiev, 1973.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática. Tomsk: Peleng, 1997.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 27-75.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. O que é a aprendizagem desenvolvimental? In: LONGAREZI, A. M.; REPKINA, N. V.; PUENTES, R. V. REPKINA, V. V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. Campinas: Mercado de Letras, 2023 (no prelo).
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. O conteúdo da aprendizagem desenvolvimental como problema didático-psicológico (2018). In: LONGAREZI, A. M.; REPKINA, N. V.; PUENTES, R. V.; PREKIN, V. V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo: Abordagem na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2023. (no prelo)
REPKINA, N. V. O problema do sujeito na teoria da atividade de estudo. Tradução de Priscila Marques. Вісник, Boletim da Universidade Nacional de Kharkiv, n. 913, Série Psicologia, volume 44, p. 148-152, 2010.
REPKINA, N. V. O que é aprendizagem desenvolvimental: um ensaio de ciência popular. Tomsk: Peleng, 1993.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Estratégia educacional para o desenvolvimento de uma personalidade estável (2012). In: O que é a aprendizagem desenvolvimental: um olhar do passado para o futuro. Moscou; Clube de Autores 2018, p. 97-106.
ROGALEVA, N. Características do sujeito da atividade de estudo em diferentes níveis de aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade da Letônia, 2002.
SLOBODCHIKOV, A. I.; ZUCKERMAN, G. A. A génese da consciência reflexiva na idade escolar infantil. Questões de Psicologia, Moscou, n. 3, p. 25-36, 1990. Disponível em http://voppsy.ru/issues/1990/903/903025.htm
VIGOTSKI, L. S. Os fatores biológico e social da educação. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: ArtMed, 2003, p. 75-83.
ZELTSERMAN, B. Entrevista concedida ao autor. Suporte técnico: facebook. Março de 2023.
ZUCKERMAN, G.A. Tipos de comunicação na aprendizagem. Tomsk: Peleng, 1993.
ZUCKERMAN, G.A., VENGUER, A. L. O desenvolvimento da independência de estudo. Moscou: Instituto Aberto "Aprendizagem Desenvolvimental", 2010, 432p.