Resumo - Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este resumo de tese trata de uma pesquisa de doutorado, de natureza teórico-conceitual, que se propôs a investigar as relações entre conteúdo e forma de ensino e a formação de sistemas conceituais à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Nos escritos de Vygotski (2001, 2006), encontram-se afirmações sobre a importância da compreensão do processo de formação de conceitos para a educação escolar e a necessidade de estudos que busquem compreender a relação entre o ensino e o processo de desenvolvimento interno do conceito na consciência da criança. Nessa mesma direção, Martins (2013), com base nas proposições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica afirma a importância desse processo para o desenvolvimento psíquico e o papel incumbido à educação escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: Investigación psicológica, teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
DUARTE, N. “Um montão de amontoado de muita coisa escrita”. Sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. IN: MALANCHEN, J; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020, p. 31-46.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
LEONTIEV, A. N. Atividade, Consciência, Personalidade. Trad. de Priscila Marques. Bauru: Mireveja, 2021.
MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: DUARTE, N.; MARTINS, L. M. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar:
contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia históricocrítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
PORTO, Kaira M. Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2022. 358f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP. 2022
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.
VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 2006.
VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.