A formação de conceitos e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil

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Eliane Nicolau da Silva
Maria Aparecida Mello

Resumo

Este artigo é parte de pesquisa de doutorado e tem como objetivo discutir a importância da formação de conceitos na Educação Infantil e suas possibilidades de potencializar as aprendizagens das crianças de cinco anos. As análises fundamentaram-se na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados alcançados mostraram que na prática docente é possível priorizar a formação de conceitos em crianças de 5 anos de idade, de modo que essas aprendizagens tenham sentido para a vida delas. A organização das atividades docente apresentou-se como um dos fatores importantes para a aprendizagem dos conceitos. Para tanto, é necessário, inicialmente, realizar observação diagnóstica com foco nas necessidades das crianças em relação à aprendizagem dos conceitos, e, ainda, tal organização necessita ser planejada intencionalmente pelo docente, especialmente, em atividades coletivas, de modo a captar as diferentes visões das crianças sobre o mesmo conceito.

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Como Citar
Silva, E. N. da, & Mello, M. A. (2022). A formação de conceitos e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 735–751. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-67177
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Eliane Nicolau da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4827-7434

Maria Aparecida Mello, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-24047957.

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