Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Atividade de Situações Problema Discente fundamentada nas teorias de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin, na direção da atividade de estudo de Talízina e no ensino problematizador de Majmutov na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental em escolas do município de Boa Vista, Roraima. A partir de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos de pesquisa se conseguiu obter avanços na aprendizagem nos conteúdos de matemática. Os resultados foram obtidos por estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa “Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática” vinculado à Universidade Federal de Roraima e ao Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
ARAÚJO, H. C. de. Diagnóstico do nível de aprendizagem por meio da atividade de situações problema docente no conteúdo de adição e subtração nos estudantes do 3º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação/UFRR. trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, p.59. 2019.
BASSAN, L. H. Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas, de P. Galperin, e o Processo de Humanização. 2012. 113f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campos de Marília – UNESP, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
CHIRONE, A. R. da R. Aprendizagem de equações do 1º grau a partir da atividade de situações problema como metodologia de ensino, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p. 134. 2016.
DINIZ, F. de O. A atividade de situações problemas na aprendizagem com números inteiros nas operações aritmética fundamentadas em Galperin e Majmutov com os estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Fernando Grangeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p. 180. 2019.
FEITOSA, S. de A. A atividade de situação de problema como estratégia didática no tratamento da informação no 6º ano do ensino fundamental a partir da teoria de Galperin. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.147. 2014.
GALPERIN, P. Ya. Introducción a la psicología. Habana: Pueblo y educación, 1982.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo/ tradução Rubens Eduardo Frias. – 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LONGAREZI, M. L.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. – Uberlândia: EDUFU, 2013.
MAGALHÃES, V. O. Atividade de Situações Problema Discente Fundamentada na Teoria de Galperin, Talízina e Majmutov para Formação de Habilidade na Resolução de Problema com Operações de Adição e Subtração nos discentes de 3º Ano do Ensino Fundamental do CAP/UFRR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.141. 2021.
MAJMUTOV, M. I. La enseñanza problémica. Habana: Pueblo y educación, 1983.
MENDOZA, H. J. G. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los algunos en la Actividad de Situaciones de Problema de Matemática, en la asignatura d álgebra lineal, en el contexto de la Facultad de la Amazonia. Teses (Doctorado em Educación) – Universidad de Jaén. Jaén, p 340. 2009.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie: revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia - MG: V. 2 n.1, p. 166-192, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da Atividade de Situações Problema Discente. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para resolução de problemas. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242. DOI: https://doi.org/10.37885/210705493
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. – 2. Ed. Ampl. – São Paulo: EPU, 2011.
NUNES NETO, R. A atividade de situações problema na aprendizagem do conteúdo de fração fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin com estudantes do 5º ano da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.182. 2015.
POLYA, G. A Arte de resolver problema. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
RIBEIRO, R. P. O processo de aprendizagem de professores do ensino fundamental: apropriação da habilidade de planejar situações de ensino de conceitos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 233. 2008.
SILVA, J. C. Desenvolvimento do pensamento criativo em estudantes de medicina da UFRR, fundamentado no ensino problematizador de Majmutov. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p. 215. 2016.
SOUZA, G. B. de. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas em Boa Vista – RR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.259. 2020.
TALÍZINA, N. F. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.
WITTMANN, L. C.; KLIPPEL, S. R. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. – Curitiba: Ibpex, 2010.