Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental

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Soraya de Araújo Feitosa
Héctor José García Mendoza
Oscar Tintorer Delgado

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Atividade de Situações Problema Discente fundamentada nas teorias de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin, na direção da atividade de estudo de Talízina e no ensino problematizador de Majmutov na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental em escolas do município de Boa Vista, Roraima. A partir de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos de pesquisa se conseguiu obter avanços na aprendizagem nos conteúdos de matemática. Os resultados foram obtidos por estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa “Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática” vinculado à Universidade Federal de Roraima e ao Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima.

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Como Citar
Feitosa, S. de A., Mendoza, H. J. G., & Delgado, O. T. (2022). Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov por meio da Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem da matemática em estudantes do Ensino Fundamental. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 456–475. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66644
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2876-9335.

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0346-8464.

Oscar Tintorer Delgado, Universidade Estadual de Roraima - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4916-6170.

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