A atividade de estudo como processo para a apropriação do conhecimento histórico

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Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira
Dagoberto Buim Arena

Resumo

Pouco a pouco a defesa de uma prática docente que valoriza as aprendizagens dos estudantes, seus processos de apropriação e objetivação do conhecimento, o desenvolvimento da autonomia e de suas capacidades psíquicas mais complexas vão tomando corpo nos espaços escolares por intermédio de pesquisas orientadoras do ensino-aprendizagem. Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, durante o segundo semestre de 2019, com estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo esteve centrado em investigar uma metodologia pedagógica intencional e especificamente planejada para a apropriação do conhecimento histórico pelo viés do pensamento teórico-reflexivo. Para tanto, utilizou-se o Experimento Didático-Formativo de natureza dialógica, organizado em uma atividade de estudo, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A análise dos dados percorreu o caminho do Materialismo Histórico-Dialético, uma vez que a educação é uma prática social e política produzida nas contradições da vida cotidiana em sociedade. A pertinência dessa discussão configura-se na reflexão sobre a atividade de estudo como caminho para desenvolver nos alunos, sob orientação docente, o pensamento teórico-científico, a compreensão de conceitos nos movimentos da sua historicidade, nas relações, contradições e conexões estabelecidas nesse processo.

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Como Citar
Oliveira , M. do C. A. de, & Arena , D. B. (2022). A atividade de estudo como processo para a apropriação do conhecimento histórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 424–455. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66643
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Mônica do Carmo Apolinário de Oliveira , Instituto Federal de Rondônia - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5165-7211.

Dagoberto Buim Arena , Universidade Estadual Paulista - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9285-6487.

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