Educação bilíngue em Moçambique: dilemas de duas professoras

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Lourenço Alfredo Covane

Resumo

O objetivo deste artigo é o de compreender, pelos sentidos bakhtinianos de forças centrípetas e centrífugas, relações entre o discurso oficial e a atuação docente na sala de aulas relativamente à concepção e práticas de ensino da leitura e da escrita, analisando enunciados orais de duas professoras de educação bilingue. Os enunciados de análise foram gerados a partir da observação de aulas de uma língua materna moçambicana (Citshwa) e de Português (língua segunda) numa escola primária em Moçambique. Os resultados da análise pelo cotejo de enunciados revelam a reprodução de concepções e práticas de ensino da leitura e da escrita consagradas como oficiais, mas reducionistas porque levam a não apropriação da linguagem escrita pelos alunos. 

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Como Citar
Covane, L. A. (2022). Educação bilíngue em Moçambique: dilemas de duas professoras. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 409–423. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66640
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Lourenço Alfredo Covane, Universidade Licungo – Extensão da Beira - Moçambique

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3253-4918.

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