Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco

Conteúdo do artigo principal

Naralina Viana Soares da Silva Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-9952-4941

Resumo

O presente resumo trata de uma pesquisa de doutorado, na qual buscou-se compreender o processo de elaboração da base orientadora dos estudantes durante o desenvolvimento da formação da habilidade de resolver problemas discentes de vinte estudantes envolvendo conhecimentos inerentes à disciplina de Cálculo 1 do curso de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Existe uma demanda significativa no ensino superior com relação ao desenvolvimento de habilidades e competências, principalmente com relação à habilidade de resolver problemas matemáticos, e isso requer uma nova forma de organizar o processo de ensino e aprendizagem. Para isto, foi planejamento e experimentado um sistema didático baseado na Atividade de Situações Problema, com o propósito de identificar as contribuições da referida metodologia para elaboração e reelaboração da orientação para habilidade de resolver problemas. Nesta perspectiva, foi feita uma releitura da sua fundamentação teórica sob a ótica do Ensino Problematizador de Majmutov, entrelaçando o sistema didático Galperin-Talízina aos princípios propostos por Majmutov.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, N. V. S. da S. (2022). Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 288–298. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64455
Seção
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES
Biografia do Autor

Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-4941

Referências

DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.14, n. 1, p.73-78, 2010.

MAJMUTOV, M. J. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.

NASCIMENTO, R.O. Uma Introdução à contribuição de Mirza Majmutov para a teoria e prática do Ensino Problematizador. In: PUENTES, R. V; LONGAREZI, A.M. (org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. Livro 2. Uberlândia: EDUFU, v.1, p. 379-404, 2017.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M.V. F. A Formação de Habilidades Gerais no Contexto Escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: NÙÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (org.). P. Ya. Galperin e a Teoria da Assimilação Mental por Etapas: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016.

OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para formação da habilidade de resolver problemas em Cálculo Diferencial e Integral em estudantes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, 247f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021.

PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999.

TALIZINA, N. F. Manual de psicología educativa. México: Facultad de Psicología: Universidad Autónoma de San Luís Potosí, 2000.

TALÍZINA, N. F. Psicología de la Enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.