Das lições diárias de outras tantas pessoas: vivências em Psicologia Escolar na Educação Básica

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Silvia Maria Cintra da Silva
Anabela Almeida Costa e Santos Peretta

Resumo

Um referencial teórico sólido é de suma importância para que psicólogas/os desenvolvam ações em consonância com uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar, que considere os inúmeros atores e aspectos referentes aos processos de ensino e aprendizagem: estudantes, docentes, gestores, famílias e suas condições materiais concretas; os projetos político-pedagógicos da escola e as políticas públicas educacionais. Neste artigo relatamos algumas de nossas vivências profissionais, considerando que estas podem contribuir para a atuação com estudantes e docentes da Educação Básica. Também trazemos considerações sobre uma pesquisa realizada com psicólogas/os da rede pública de educação de sete estados brasileiros que apontou a inconsistência teórico-metodológica encontrada junto às/aos participantes da pesquisa, o que enfraquecia e despotencializava o planejamento e o desenvolvimento das práticas educativas e, frequentemente, os reduzia à condição de “resolvedores” de problemas. Esses relatos se entrecruzam com alguns conceitos da Psicologia Histórico-cultural, como vivência e zona de desenvolvimento próximo, com o intuito de ilustrar e reiterar a necessidade dessa perspectiva teórica para uma educação voltada à humanização dos sujeitos nela envolvidos e com ela comprometidos.

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Como Citar
Silva, S. M. C. da ., & Peretta, A. A. C. e S. . (2022). Das lições diárias de outras tantas pessoas: vivências em Psicologia Escolar na Educação Básica . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 154–176. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64389
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0834-5671

Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2376-8392

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