Desenvolvimento e Aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular à luz da Psicologia Histórico-Cultural: Educação Infantil em foco

Conteúdo do artigo principal

Rafaela Renero dos Santos
Janaina Cassiano Silva

Resumo

O intento dessa pesquisa foi identificar e analisar as concepções de desenvolvimento e aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Além disso, buscamos também compreender as principais correntes teóricas que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa documental que teve como fundamento teórico metodológico o materialismo histórico-dialético. Inicialmente, fizemos uma primeira leitura do material a fim de identificarmos e selecionarmos as principais ideias acerca do desenvolvimento infantil e aprendizagem à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Posteriormente, identificamos os autores soviéticos que foram trabalhados no documento e fizemos um estudo dos pressupostos teóricos utilizando a categoria desenvolvimento infantil e aprendizagem como parâmetros para a análise. No documento não há menção a referenciais teóricos e os conceitos de desenvolvimnto e aprendizagem pouco são discutidos no texto. Demonstrando, assim, as contradições do documento e confusão entre as definições dos construtos aprendizagem e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, R. R. dos, & Silva, J. C. (2023). Desenvolvimento e Aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular à luz da Psicologia Histórico-Cultural: Educação Infantil em foco. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-62230
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Rafaela Renero dos Santos, Universidade Federal de Catalão - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9470-1729

Janaina Cassiano Silva, Universidade Federal de Catalão - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1145-5820

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 21 dez. 2019.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. p. 295-316.

CHAIKLIN, Seth. A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino. Traduzido por Juliana Campregher Pasqualini. Psicologia em Estudo [online]. Maringá, v.16, n.04, p. 659-675, out/dez, 2011.

CICARELLO JUNIOR, I. C. Educação infantil: concepções de desenvolvimento humano em documentos curriculares das três maiores cidades catarinenses. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville. Joinville, Santa Catarina, 2018.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Traducido del ruso por Marta Shuare. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

ELKONIN, D. B Desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. A; (Org.). Psicologia. Traducción por Florencio Villa Landa. 3.ed. México: Editorial Grijalbo, 1969. p. 493-560.

ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. Tradução de Álvaro Cabral. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009 (Coleção textos de psicologia).

GIURIATTI, P. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: contextos educativos para as infâncias do século XXI. 2018. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Caxias do Sul, Programa de pós-graduação em Educação, Caxias do Sul, 2018.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. 352 p.

LEONTIEV, A. N. Os princípios da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 10. Ed. São Paulo: Ícone, 2006b. p.119-142.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. Prefácio da Segunda Edição. In: MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril, 1983. (Os Economistas) p. 15-21.

MEIRA, M. E. M. Psicologia histórico-cultural: fundamentos, pressupostos e articulações com a psicologia da educação. In: MEIRA, M. E. M; FACCI, M. G. D. Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 27-62.

MOURA, M. O; SFORNI, M. S; LOPES, A. R. L. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. Ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Demerval. Educação socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.) Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2. Ed. Campinas: Autores Associados: Histedbr, 2008. p. 223-274.

SHUARE, M. La psicologia soviética tal como yo la veo. Moscou: Editorial Progresso, 1990.

SILVA, M. M. A Formação de competências socioemocionais como estratégia para a captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. 169 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista. Araraquara, São Paulo, 2018.

TANAMACHI, E. R. Psicologia no contexto do materialismo histórico dialético: elementos para compreender a Psicologia histórico-cultural. In: MEIRA, M. E. M.; FACCI, M. G. D. Psicologia histórico cultural: contribuições para o encontro entra a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 63-92.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Panha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006a. p.103-118.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Traducción de Lydia Kuper. Madrid: A. Machado Libros, 2006b. Tomo IV.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Visor, 1995. Tomo III.