O sujeito que aprende no ensino superior: a construção teórica dos graduandos em Psicologia

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Francisco Neylon de Souza Rodrigues

Resumo

Este trabalho busca compreender a construção teórica dos graduandos em Psicologia pertencentes ao oitavo semestre de uma instituição privada de ensino superior de Brasília. Trabalhou-se com uma situação-problema cujo intuito era compreendermos, a partir das respostas dos discentes, se existe a produção singular do sujeito que aprende em sua resposta ou se ele reproduz teorias aleatoriamente. Foram 37 participantes e nesse trabalho constam 10 respostas. Esta pesquisa, por ser de caráter interpretativo e construtivo, a ênfase está na produção teórica do pesquisador. Para isso, utilizamos a Pesquisa Epistemológica Qualitativa (1997, 2002, 2005) e a Teoria da Subjetividade (2003, 2004a, 2007), que tem como autor o psicólogo cubano Gonzalez Rey, na confecção metodológica-teórica. Poucos alunos conseguiram gerar uma resposta criativa perante a situação-problema. O que se viu foi o mimetismo teórico, a dicotomização dos fenômenos psicológicos, a análise a-histórica do homem e o conhecimento embasado nos princípios do positivismo nas respostas.

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Como Citar
Rodrigues, F. N. de S. (2022). O sujeito que aprende no ensino superior: a construção teórica dos graduandos em Psicologia . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 916–941. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-59342
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Francisco Neylon de Souza Rodrigues, Secretária de Saúde do Distrito Federal - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9996-5341.

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