Aprendizagem Desenvolvimental: atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov

Conteúdo do artigo principal

Cecília Garcia Coelho Cardoso

Resumo

Para a realização da pesquisa Aprendizagem Desenvolvimental: Atividade de Estudo na perspectiva de Davidov, analisamos de que maneira os pressupostos teóricos e metodológicos de Davidov (1930-1998), em especial, em relação a concepção de sujeito e a elaboração do conceito, do conteúdo e da estrutura da Atividade de Estudo, podem contribuir para intensificar a qualidade dos processos de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, realizamos um estudo a respeito das produções científicas do psicólogo e didata russo, considerado, em virtude de suas pesquisas e de suas publicações, um dos mais importantes estudiosos, do ponto de vista teórico, acadêmico e político, que contribuiu para o desenvolvimento e para a consolidação da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD), da Teoria da Atividade de Estudo (TAE) e da Didática Desenvolvimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cardoso, C. G. C. . (2021). Aprendizagem Desenvolvimental: atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 831–841. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59165
Seção
RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Referências

CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Aprendizagem Desenvolvimental: Atividade de Estudo na perspectiva de V. V. Davidov. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

DAVIDOV, V. V. As perspectivas de desenvolvimento da teoria e prática da atividade de estudo. Relatório apresentado em Amsterdam, 9 de outubro de 1992, pelo professor Maksimov. Tradução de Andrei Mischchenko. p. 44-54. Disponível em: https://psyjournals.ru/files/85765/monograph_davydov.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

DAVIDOV, V. V. Sobre o conceito do ensino desenvolvimental. Sat. artigos. Sib. Instituto de Ensino Desenvolvimental. Tomsk: Peleng, 1995. (Biblioteca de desenvolvimento de formação/sob total de Ed Davydov e V. Repkina, n. 13, Ed. Série listada na p. 144). Disponível em: http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_4/v4_nl_repkina.htm. Acesso em: 17 dez. 2018.

DAVIDOV, V. V. Atividade de Estudo e Aprendizagem Desenvolvimental. (1996/1998). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 249-266.

DAVIDOV, V. V. Atividade de Estudo: situação atual e problemas de pesquisa. (1991). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 235-248.

DAVIDOV, V. V. Conteúdo e estrutura da Atividade de Estudo dos escolares. (1986). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 215-234.

DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança pequena na fase escolar. (1980). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 175-190.

DAVIDOV, V. V. O conceito de Atividade de Estudo dos Estudantes. (1981). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 191-213.

DAVIDOV, V. V. Os problemas psicológicos do processo de aprendizagem dos escolares de menor idade. (1979). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 171-173.

DAVIDOV, V. V. Problemas de pesquisa da Atividade de Estudo. (1996). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 267-288.

DAVIDOV, V. V. Problems of Developmental Teaching: The Experience of Theoretical and Experimental Psychological Research (Problemas do Ensino Desenvolvimental: A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia). Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Soviet Education, v. 30, n. 9, set. 1988.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalização na aprendizagem. Moscou: Pedagogia, 1972.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVIDOV, V. V. Uma nova abordagem para o entendimento do conteúdo e estrutura da atividade. (1998). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 289-300.

DAVIDOV, V. V. Проблемы развивающего обучения: Опыт теоретического и экспериментального психологического исследования (Problemas da aprendizagem desenvolvimental: Experiência de pesquisa psicológica teórica e experimental). Moscou: Pedagógica, 1986[1988].

DAVIDOV, V. V. Теория развивающего обучения (A teoria da aprendizagem desenvolvimental). Moscou: Intor, 1996.

DAVIDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. K. O conceito de Atividade de Estudo dos escolares nas series iniciais do nível fundamental. (1981). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 191-213.

DAVIDOV, V. V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; ZUCKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental como sujeito da atividade de estudo. (1992). In: PUENTES, R. V.; MELLO, S. A. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 239-254.

ELKONIN, D. B. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. (1971). In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Ensino desenvolvimental. Antologia. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 149-172.

GONZÁLEZ REY, F. L; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade: Teoria, Epistemologia e Método. Campinas: Alínea, 2017.

LEONTIEV, A. N. Estructura general de la actividad. (1975). In: LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1985. p. 82-100.

PUENTES, R. V. Teoria da Atividade de Estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019c. p. 68-125.

PUENTES, R. V. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. Educação Pública, Cuiabá, v. 29, p. 1-20, jan./dez. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7454.

ZUCKERMAN, G. A. A objetividade da atividade de estudo conjunta. Vopr. psicol., Moscou, n. 1, p. 41-49, 1990.

ZUCKERMAN, G. A. Por que as crianças aprendem juntas? Moscou: [s. n.], 1985.