Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural

Conteúdo do artigo principal

Lóren Grace Kellen Maia Amorim
https://orcid.org/0000-0002-7086-0159

Resumo

Na presente resenha, tem-se a intenção de apresentar o livro organizado por Manoel Oriosvaldo de Moura, Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural, São Paulo: Edições Loyola, 2017. Ressalta-se que o tema apresentado, na perspectiva teórica explicitada, vem ganhando espaço nas discussões sobre educação e a obra, sem sombra de dúvidas, tem uma grande contribuição para os estudiosos dessa temática. Justifica-se, assim, a sua divulgação devido à importância para as pesquisas no campo da Didática, do ensino e da aprendizagem de Matemática. O organizador do livro, Manoel Oriosvaldo de Moura, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Programa de Pós-graduação da mesma instituição. Atua na área de Educação Matemática, com foco em metodologia do ensino de Matemática, formação de professores e teoria da atividade. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe) . Desse grupo participam pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, estudantes de pós-graduação e graduação e professores de educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Amorim, L. G. K. M. . (2021). Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 823–830. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59163
Seção
RESENHA

Referências

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización em la enseñanza. Havana: Pueblo y educación, 1978.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscou: Progresso, 1988.

DAVÝDOV, V. V. O que é a verdadeira atividade de aprendizagem? Trad. Cristina Pereira Furtado. Revisão da tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas. 1999. (What is real learning activity).

KOPIN, P. V. A. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensinar a ensinar – didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001, 143-162.

MOURA, M. O. de et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. de (org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3094.