Contribuições da atividade de estudo para o desenvolvimento da autoria nos escolares

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Érika Christina Kohle
https://orcid.org/0000-0003-0907-4420
Stela Miller
http://orcid.org/0000-0002-3521-9526

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um experimento didático-formativo realizado com crianças de terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, de um projeto de recuperação e reforço de uma escola da rede estadual de ensino de um município do estado de São Paulo, em situação de criação de escrita de enunciados realizada por meio de atividade de estudo, caminho metodológico escolhido para guiar a prática pedagógica do experimento. O desenvolvimento dessa atividade objetivou que as crianças se apropriassem do conceito diário pessoal como um gênero de enunciado, por meio de análise, reflexão e planificação mental, desenvolvendo, nessa trajetória, em sua forma ainda incipiente, o pensamento teórico, a criatividade, a autonomia no pensar e no agir, resultando em sua capacidade para produzir seus enunciados de forma autoral. As análises do material gerado durante o experimento foram realizadas com base nos referenciais da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo que forneceram as bases para a compreensão do processo de apropriação e objetivação de conceitos teóricos pelas crianças em suas relações com o objeto de conhecimento e com os sujeitos sociais em seu meio, visando à compreensão de como acontecem as mudanças qualitativas em seu psiquismo. Conclui afirmando a atividade de estudo como um caminho propício ao desenvolvimento da capacidade de autoria em alunos escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Como Citar
Kohle, Érika C. ., & Miller, S. (2021). Contribuições da atividade de estudo para o desenvolvimento da autoria nos escolares. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 744–769. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59162
Seção
DOSSIÊ

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