A Atividade Orientadora de Ensino como princípio do Clube de Matemática: caminhos para a formação docente

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Halana Garcez Borowsky

Resumo

O projeto Clube de Matemática (CluMat) tem se constituído como um espaço de formação de professores que ensinam matemática, em que os participantes planejam, desenvolvem e avaliam ações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas parceiras. Esse movimento pauta-se nos princípios teóricos e metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 1996, 2001) e, nesse artigo, nosso principal objetivo é analisar como o referencial teórico norteador de um projeto é apropriado pelos sujeitos a partir dos elementos que o constituem. Dentre os resultados, que são apresentados a partir de um episódio formativo, destacamos que ao tomarmos como basilar teórico os princípios da Teoria Histórico-Cultural, em especial da Atividade Orientadora de Ensino, assumimos um modo geral de ação para organizar o ensino que se compõe como uma unidade entre a aprendizagem do estudante e do professor. Ou seja, nesse movimento é possível observar que a apropriação de princípios teóricos está relacionada diretamente com o trabalho docente e pode promover mudança de qualidade nos sujeitos envolvidos tanto para a formação humana quanto para a formação docente.

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Como Citar
Borowsky, H. G. . (2020). A Atividade Orientadora de Ensino como princípio do Clube de Matemática: caminhos para a formação docente. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(2), 509–533. https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57494
Seção
Dossiê - Atividade Orientadora de Ensino

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