A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências reflexões críticas e possibilidades

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Isauro Beltrán Núñez
https://orcid.org/0000-0003-3224-4694
Betânia Leite Ramalho
https://orcid.org/0000-0003-0139-2416
Marcus Vinicius de Faria Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-2734-0633

Resumo

Este artigo sintetiza reflexões sobre o processo de formação de conceitos teóricos na educação em Ciências baseada na teoria de P. Ya. Galperin. Tomamos como contexto algumas críticas tradicionalmente feitas à teoria, reforçadas (embora não intencionalmente) em estudos atuais de pesquisas no contexto brasileiro que abordam esse processo. Partimos da natureza lógica dialética dos conceitos teóricos e do papel de sua definição para justificar a formação da base orientadora do tipo III como mecanismo psicológico da aprendizagem desses conceitos. Na discussão, pretendemos oferecer um ponto de vista que se contrapõe com posturas teóricas que consideramos interpretações parciais ou mal-entendidos das ideias de Galperin, sempre reconhecendo suas limitações, próprias de qualquer teoria científica.

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Como Citar
Núñez, I. B. ., Ramalho, B. L. ., & Oliveira, M. V. de F. . (2020). A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências: reflexões críticas e possibilidades. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 107–131. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56474
Seção
Dossiê Sistema Galperin-Talízina: contribuições para a Didática Desenvolvimental

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