Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano: a teoria como ferramenta de análise e projeto de formação humana Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Juliana Campregher Pasqualini
Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Resumo

Com grande alegria apresentamos à comunidade acadêmica o dossiê “Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano”, que congrega contribuições de diversos pesquisadores dedicados ao estudo científico e socialmente engajado do processo de formação humana e à elucidação da dialética entre mudança e estabilidade que o caracteriza. Daniil B. Elkonin já nos indicava, desde seu específico contexto histórico-social, a relevância teórica e prática da elaboração de um sistema conceitual capaz de elucidar a problemática dos períodos do desenvolvimento na ontogênese: desvelar as forças motrizes do processo de desenvolvimento – e, em última instância, a própria natureza desse processo – corresponde a um capítulo fundamental na edificação de uma nova ciência psicológica de matriz histórico-cultural, ao mesmo tempo que direciona intervenções na prática social, ensejando a práxis educativa orientada à promoção do pleno desenvolvimento humano para todas as nossas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pasqualini, J. C. ., & Asbahr, F. da S. F. (2019). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano: a teoria como ferramenta de análise e projeto de formação humana : Apresentação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 3(3), 8–18. https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51689
Seção
Dossiê: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano