Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano: a teoria como ferramenta de análise e projeto de formação humana Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com grande alegria apresentamos à comunidade acadêmica o dossiê “Periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano”, que congrega contribuições de diversos pesquisadores dedicados ao estudo científico e socialmente engajado do processo de formação humana e à elucidação da dialética entre mudança e estabilidade que o caracteriza. Daniil B. Elkonin já nos indicava, desde seu específico contexto histórico-social, a relevância teórica e prática da elaboração de um sistema conceitual capaz de elucidar a problemática dos períodos do desenvolvimento na ontogênese: desvelar as forças motrizes do processo de desenvolvimento – e, em última instância, a própria natureza desse processo – corresponde a um capítulo fundamental na edificação de uma nova ciência psicológica de matriz histórico-cultural, ao mesmo tempo que direciona intervenções na prática social, ensejando a práxis educativa orientada à promoção do pleno desenvolvimento humano para todas as nossas crianças.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.