Formar formando: o movimento de aprendizagem docente na Oficina Pedagógica de Matemática

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Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Lucineia Maria Lazaretti
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Resumo

Apresentamos, neste texto, o resultado do projeto de pesquisa e de intervenção realizado com os participantes da Oficina Pedagógica de Matemática, na Universidade Estadual de Maringá (OPM/UEM). Nosso objetivo é explicitar como ocorrem, por meio da produção de uma tarefa de estudo, o movimento de aprendizagem e o processo de formação do pensamento teórico do professor em atividade de ensino. Os dados analisados foram as ações formativas desenvolvidas na OPM/UEM e os registros delas pelos professores no processo de organização do ensino de matemática para os anos inicias de escolarização. Ao analisarmos o movimento de aprendizagem docente, evidenciamos o processo de formação do pensamento teórico em sua complexidade mediante o processo de organização do ensino, o qual constitui a atividade do professor. Nesse movimento, também é possível repensar e transformar as práticas educativas matemáticas, bem como sistematizar um modo geral para a organização dos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos escolares para que os sujeitos apropriem-se deles e desenvolvam as suas funções psíquicas superiores. Em síntese, o professor em atividade de ensino requer ações de estudos que contribuam para a formação do seu pensamento teórico.


 

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Como Citar
Moraes, S. P. G. de, Lazaretti, L. M., & Lacanallo Arrais, L. F. (2019). Formar formando: o movimento de aprendizagem docente na Oficina Pedagógica de Matemática. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(3), 643–668. https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47439
Seção
DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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