O conteúdo filosófico e o sujeito da aprendizagem: aportes para a organização do ensino de Filosofia em nível médio

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Cleder Mariano Belieri
Marta Sueli de Faria Sforni

Resumo

Pesquisas já realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE) têm evidenciado que o planejamento de ensino que visa o desenvolvimento dos estudantes deve ter como ponto de partida a análise do objeto de ensino e do sujeito da aprendizagem. Neste artigo, analisamos o objeto de ensino - o conceito filosófico- e o sujeito da aprendizagem do ensino médio - o adolescente. Por meio dessa análise, evidenciamos a relação entre as características desse período do desenvolvimento humano e o conhecimento filosófico, bem como identificamos algumas ações didáticas que procuram aproximar os motivos de ensinar filosofia aos motivos de aprendizagem dos estudantes.


 

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Como Citar
Belieri, C. M., & Sforni, M. S. de F. (2018). O conteúdo filosófico e o sujeito da aprendizagem: aportes para a organização do ensino de Filosofia em nível médio . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 392–411. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-5
Seção
Dossiê Didáticas específicas à luz da teoria histórico-cultural

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