Luis Radford - Questões em torno da Teoria da Objetivação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Realizada em novembro de 2017, esta entrevista com o professor Dr. Luis Radford, titular na Laurentian University em Ontário, Canadá, está dividida em três seções. Na primeira seção é abordada a compreensão do pesquisador sobre alguns conceitos - como conhecimento, saber, aprendizagem, objetivação, subjetivação, atividade e cultura – que constituem uma interconectada rede teórica no centro da Teoria Cultural da Objetivação. Na segunda seção, o pesquisador apresenta sua análise do construto de “conceito teórico” conforme proposto por Davydov, que o pesquisador contrasta com sua própria compreensão de conceito, que ele apresenta como uma entidade subjetiva e objetiva, material e ideal, que se expressa na atividade prática e concreta dos indivíduos. Na última seção, considerando a Teoria Cultural da Objetivação como uma teoria histórico-cultural do ensino e da aprendizagem, o professor Luis Radford responde questões sobre articulações entre conceito científico e conteúdo escolar trazendo exemplos relacionados ao ensino de matemática. A coerência e sustentação teórica do pesquisador que considera as práticas culturais como formas historicamente constituídas de pensar e agir sobre o mundo, se revelam no decorrer da entrevista trazendo contribuições para a organização da prática docente seja no campo da Educação Matemática de forma specífica e para o campo da Educação de forma geral.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
D’AMORE, B.; RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017.
DAVYDOV, V. Tipos de generalizacion en la ensenanza. Havana: Pueblo y Educacion, 1982.
______. La ensenanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Progreso, 1988.
RADFORD, L. The eye as a theoretician: Seeing structures in generalizing activities. For the Learning of Mathematics, 30(2), p. 2-7, 2010.
______. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2012.
______. Three key concepts of the theory of objectifcation: knowledge, knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44, 2013.
______. The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, 26(2), 257-277, 2014a.
______.Cultura e historia: dos conceptos dificiles y controversiales en aproximaciones contemporaneas en la educación matemática. In: MENDES, Iran; FARIAS, Carlos Aldemir (Orgs.). Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014b. p. 49-68.
______. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, p.132-150, 2014c.
______. A Teoria da Objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em Educação Matemática. In: MORETTI, Vanessa D.; Cedro, Wellington L. (Org.). Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas. 1.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2017, p. 229-261.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009.
Vídeos em Português
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Entrevista com Luis Radford sobre a Teoria da Objetivação.Labeduc. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.labeduc.fe.usp.br/?videos=entrevista-com-o-prof-dr-luis-radford-laurentian-university-canada.
NORONHA, C., Barbosa, T. (2017). Teoria da Objetivação.Conversa com Professor Luis Radford Grupo de Pesquisa CONTAR da UFRN, Natal, Brasil.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IqFSZzVoXw4.