Luis Radford - Questões em torno da Teoria da Objetivação

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Dias Moretti
https://orcid.org/0000-0003-2435-5773
Maria Lúcia Panossian
https://orcid.org/0000-0001-5847-4485
Luis Radford
https://orcid.org/0000-0001-6062-0605

Resumo

Realizada   em   novembro   de   2017,   esta entrevista com o professor Dr. Luis Radford, titular    na    Laurentian    University    em Ontário,   Canadá,   está   dividida   em   três seções.   Na   primeira   seção   é   abordada   a compreensão  do  pesquisador  sobre  alguns conceitos - como    conhecimento,    saber, aprendizagem,    objetivação,    subjetivação, atividade  e  cultura – que  constituem  uma interconectada   rede   teórica   no   centro   da Teoria Cultural da Objetivação. Na segunda seção, o  pesquisador  apresenta  sua  análise do  construto  de  “conceito  teórico”  conforme proposto  por  Davydov,  que  o  pesquisador contrasta  com  sua  própria  compreensão  de conceito,   que   ele   apresenta   como   uma entidade   subjetiva   e   objetiva,   material   e ideal, que se expressa na atividade prática e concreta  dos  indivíduos.  Na última seção, considerando a Teoria Cultural da Objetivação como    uma    teoria   histórico-cultural  do  ensino  e  da  aprendizagem,  o professor  Luis  Radford  responde  questões sobre  articulações  entre  conceito  científico  e conteúdo escolar trazendo exemplos relacionados  ao  ensino  de  matemática.  A coerência e sustentação teórica do pesquisador que    considera    as    práticas culturais     como     formas historicamente constituídas de pensar e agir sobre o mundo, se    revelam    no    decorrer    da    entrevista trazendo  contribuições  para  a  organização da   prática   docente   seja   no   campo   da Educação  Matemática  de  forma  specífica  e para o campo da Educação de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moretti, V. D., Panossian, M. L., & Radford, L. (2018). Luis Radford - Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 251–272. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-12
Seção
ENTREVISTA

Referências

D’AMORE, B.; RADFORD, L. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017.

DAVYDOV, V. Tipos de generalizacion en la ensenanza. Havana: Pueblo y Educacion, 1982.

______. La ensenanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Progreso, 1988.

RADFORD, L. The eye as a theoretician: Seeing structures in generalizing activities. For the Learning of Mathematics, 30(2), p. 2-7, 2010.

______. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2012.

______. Three key concepts of the theory of objectifcation: knowledge, knowing, and learning. Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44, 2013.

______. The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, 26(2), 257-277, 2014a.

______.Cultura e historia: dos conceptos dificiles y controversiales en aproximaciones contemporaneas en la educación matemática. In: MENDES, Iran; FARIAS, Carlos Aldemir (Orgs.). Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014b. p. 49-68.

______. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, p.132-150, 2014c.

______. A Teoria da Objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em Educação Matemática. In: MORETTI, Vanessa D.; Cedro, Wellington L. (Org.). Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas. 1.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2017, p. 229-261.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 2009.

Vídeos em Português

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Entrevista com Luis Radford sobre a Teoria da Objetivação.Labeduc. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2014. Disponível em: http://www.labeduc.fe.usp.br/?videos=entrevista-com-o-prof-dr-luis-radford-laurentian-university-canada.

NORONHA, C., Barbosa, T. (2017). Teoria da Objetivação.Conversa com Professor Luis Radford Grupo de Pesquisa CONTAR da UFRN, Natal, Brasil.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IqFSZzVoXw4.