A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin

Conteúdo do artigo principal

Héctor José García Mendoza
https://orcid.org/0000-0002-0346-8464
Oscar Tintorer Delgado
https://orcid.org/0000-0002-4916-6170

Resumo

As estratégias didáticas de ensino devem ter em conta as teorias de aprendizagem como fundamento psicológico do processo de assimilação. Na evolução da teoria Histórico Cultural, iniciada por Vygotsky, se desenvolveram vários conceitos como: a zona de desenvolvimento proximal, a Atividade, a formação por etapas das ações mentais e os conceitos e o Ensino Problematizador. O artigo pretende articular a proposta de ensino problematizador de Majmutov com o processo de assimilação e sua direção desenvolvido por Galperin. Considerando que o processo de aprendizagem passa por ações materiais e sociais até chegar a ações mentais e individuais, a proposta de Galperin permite um bom planejamento didático com etapas de orientação por parte do professor e por etapas de execução, explicação, generalização e automatização das atividades pelo estudante que garantem aprendizagem consciente na medida que são cumpridos os objetivos de cada etapa com independência. Para Galperin e seus colaboradores um procedimento eficaz neste processo é a resolução de problemas e por isto existe uma aproximação com Majmutov, que fundamenta sua proposta didática na filosofia materialista dialética e na psicologia histórico cultural explicitando com mais precisão como construir o problema docente e os processos de solução lógicos - analíticos e heurísticos que não se encontram em Galperin. Os autores propõem a Atividade de Situações Problema formada por quatros ações e exemplificam.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendoza, H. J. G., & Delgado, O. T. (2018). A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 166–192. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8
Seção
Dossiê Cont. teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educ Mat

Referências

CHIRONE, A. R. R. A aprendizagem de equações do 1º grau a partir da Atividade de Situações Problema como metodologia de ensino, fundamentado na teoria de formação por etapas das ações mentais e conceitos de Galperin. Boa Vista, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

GALPERIN, P. Y.; TALÍZINA, N. F. La formación de conceptos geométricos elementales y su dependencia sobre la participación dirigida de los alumnos. In: Psicología Soviética Contemporánea: Selección de artículos científicos. La Habana: Ciencia y Técnica, 1967, p. 272-301.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MAJMUTOV, M. J. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.

MATOS, V. G. S. A Atividade de Situações Problema na experimentação em ambientes virtuais como ferramentas de aprendizagem de óptica, fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin, nos estudantes do 2º Ensino Médio. Boa Vista, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

MENDOZA, H. J. G. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los alumnos enla actividad de situaciones problemas en Matemática, en la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia. 269 f. Teses (Doctorado en Psicopedagogía) - Facultad de Humanidad y Ciencia en la Educación. Universidad de Jaén, 2009.

_____. et al. La teoría de la actividad de formación por etapas de las acciones mentales en la resolución de problemas. Revista Inter Sciencie Place, Rio de Janeiro, n. 9, set. – out. 2009.

_____; TINTORER, O. Formação por etapas das ações mentais na Atividade de Situações Problema em Matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (X ENEM): Salvador, 2010.

RUBINSTEIN, J. L. Principios de Psicologia General. Habana: Revolucionaria, 1967.

SILVA, J. C. Desenvolvimento do pensamento criativo em estudantes de Medicina da UFRR, fundamentado no ensino problematizador de Majmutov. Boa Vista, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Roraima.

SILVA, L. L. F. A experimentação na resolução de problemas como ferramenta pedagógica no ensino de Física. Boa Vista, 2014. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciência). Universidade Estadual de Roraima.

TALÍZINA, N. Conferencias sobre “Los Fundamentos de la Enseñanza en la Educación Superior”. Universidad de la Habana, 1984.

_____.La teoría de la actividad de estudio como base de la didáctica en la educación superior. México, DF: Universidad Autónoma Metropolitana, 1994.

_____. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.

TINTORER, O.; MENDOZA, H. J. G.; CASTAÑEDA, A. M. M. Implicação da base das ações e direção do processo de estudo na aprendizagem dos alunos na Atividade de Situações Problema em sistema de equações lineares. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Educação em Ciência e Matemática: Boa Vista: UERR, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2001.

_____. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

_____. Pensamento e Linguaguem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.