Uma análise da concretude da atividade de ensino de matemática no ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Lucas Vieira Lemos
Ademir Damazio

Resumo

Esse artigo trata da análise de manifestações docentes que refletem atuações particulares na produção de modos de ensinar Matemática no Ensino Fundamental. Visa o debate a respeito da origem das objetivações geradoras dessa prática social e trazer ao plano o conteúdo das determinações subjetivas que dela derivam. As análises delimitam-se às revelações de professoras de matemática aposentadas e de pedagogas atuantes no ensino de matemática dos anos iniciais, que se manifestam sobre a posição docente e suas produções no cumprimento dessa função. Consideramos na análise as interações inerentes à prática imediata, ligada ao processo universal dessa atividade em que se inserem as professoras, isto é, a concretude das ligações necessárias que faz da atividade uma categoria essencial na investigação da prática humana. A preocupação é com os nexos da atividade de ensino, agentes da prática docente e, por consequência, do sentido pessoal que se expressa para o professor em sua atuação. Por esse viés emerge a reflexão em vista de respostas para a seguinte questão: que características do conteúdo objetivo da atividade são geradoras de sentidos e emoções do professor em atividade de ensino? Para tanto, foram selecionados recortes das falas de quatro entrevistas com professoras de matemática aposentadas e quatro com pedagogas que, por um diálogo com um roteiro semiestruturado de questões, relataram sobre suas práticas pedagógicas. Dessas análises surgiram reflexões acerca: das determinações dos aspectos subjetivos do professor e do caráter determinante dos elementos estruturais da atividade externa em sua individualidade.


 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lemos, L. V., & Damazio, A. (2018). Uma análise da concretude da atividade de ensino de matemática no ensino fundamental . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 92–112. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-5
Seção
Dossiê Cont. teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educ Mat

Referências

BLAGONADEZHINA, L. V. Las Emociones y los Sentimientos. In: Smirnov, Leontiev, Rubinshtein e Tieplov. Psicologia. Traducción de Florencio Villa Landa.4. ed. México: Grijalbo, 1978, 355-384 pp.

DAVÝDOV, Vasili. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1982. 489p.

DAVÍDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico: investigacion psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare.Moscu: Progreso, 1988.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. In: Zetetiké, ano 3, n° 4, Campinas, UNICAMP, 1995.

LEMOS, Lucas Vieira. A Atividade do Professor e a Matemática no Ensino Fundamental: Uma Análise Sócio Histórica de Sua Estrutura e Conteúdo. 2014. 154 f.Dissertação (Mestrado) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma.

LEONTIEV,Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004, 356 p.

______.Actividad, Conciencia y Personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre, 1978.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012, 431 p.

RUBINSTEIN, J. L. Principios de psicologia general. Traducción de Sarolta Trowsky. Mexico: Grijalbo,1978, 767 p.