O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática

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Maria do Carmo de Sousa

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a necessidade de se organizar o ensino de Matemática, a partir de situações desencadeadoras de aprendizagem, tanto na Educação Básica, quanto nos cursos de licenciatura de Matemática que priorizem o pensamento teórico dialético. Defende-se que, o movimento lógico-histórico pode se configurar enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática. Considera-se que, o histórico consiste no processo de mudança do objeto, nas etapas de seu surgimento e desenvolvimento. O lógico é o meio pelo qual o pensamento realiza esta tarefa no processo de reflexão sobre o histórico, de forma que o lógico reflete os principais períodos da história do objeto. Pressupõe-se que, alunos da Educação Básica, licenciandos e professores que ensinam Matemática ao terem acesso aos nexos conceituais (internos e externos) dos conteúdos matemáticos presentes na História da Matemática e em diversas historiografias da Matemática podem se apropriar da unidade dialética teoria-prática e compreender a realidade fluente, na qual estamos inseridos.


 


 

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Como Citar
Sousa, M. do C. de. (2018). O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 40–68. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-3
Seção
Dossiê Cont. teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educ Mat

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