PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA

Autores

  • Danyella Vale Barros França Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Francisco das Chagas Rodrigues Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-72162

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Docência na Rede Pública, Educação Ambiental

Resumo

A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada de uma forma transversal e interdisciplinar, pois não se restringe ao escopo de uma única disciplina. Logo os docentes precisam ser capacitados quanto ao ensino teórico e prática da EA. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos docentes quanto à temática ambiental em uma escola da rede estadual de Coroatá – MA, a partir da caracterização do perfil dos profissionais e da identificação de como a temática da educação ambiental está sendo abordada em sala. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, a saber: levantamento bibliográfico; elaboração e aplicação de questionário; trabalho de campo e tabulação dos dados. Participaram da pesquisa dezoito docentes, com idade entre vinte e cinquenta e cinco anos de idade, onde 79% foram mulheres e 21% homens. O tempo de atuação dos entrevistados variou entre seis meses e vinte e oito anos. Constatou-se que a percepção ambiental docente na escola pública estudada é positiva, tendo em vista que 100% dos professores entrevistados possuem concepções cimentadas sobre o conceito da educação ambiental e a importância desta temática para o futuro social.  O quadro de entrevistados mostrou ainda que pouco mais de 80% dos docentes possuem uma compreensão de si mesmos como educadores ambientais. Os resultados encontrados neste estudo são relevantes para o embasamento teórico e prático de profissionais da área de educação ambiental, bem como para o fortalecimento e desenvolvimento de outras pesquisas educacionais no município em questão.

Biografia do Autor

  • Danyella Vale Barros França, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Doutoranda em Geografia pela Programa de Pós Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - PPEGO/UEMA. Técnica do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC. Foi Professora Substituta no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Maranhão, Campus Coroatá (2022) e no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias - CESC - (2021-2022). Foi Técnica do Laboratório de Geociências da Universidade Estadual do Maranhão (2016/2017 - 2019/2020). Mestra (2019), Bacharela (2016) e Licenciada (2016) em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís. Integrante do Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Mapeamento - GEOMAP desde 2013. Pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, Geoprocessamento, Vulnerabilidades, Riscos e Educação ambiental. Especialização em andamentos em Topografia e Sensoriamento Remoto.

  • Francisco das Chagas Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus Coroatá, Especialização em Ciências Ambientais e Analise Ambiental pela Faculdade Fleming de Cerquilho, FAC, Cerquilho, Brasil. Exercendo atividades na secretaria/coordenação da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Coroatá, como Secretário/Protocolo.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA. (2024). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 341-359. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-72162