Narrativas autobiográficas e a construção da identidade docente comprometida com a transformação social
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-80528Palavras-chave:
Narrativas autobiográficas, Identidade docente, Formação de professores, Reflexão pedagógica, Prática docenteResumo
Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia da universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2024, cujo objetivo foi analisar como as narrativas autobiográficas contribuem para a construção da identidade docente, enfatizando a importância da reflexão sobre as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais no desenvolvimento da prática pedagógica e na formação da consciência pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e o processo analítico autoformativo da autora, que elaborou narrativas autobiográficas de suas vivências na docência durante as graduações em Geografia e Pedagogia. As narrativas foram construídas a partir de ações de aprendizagem significativas, tais como: a elaboração e aplicação de atividades cartográficas para o ensino de Geografia nos anos iniciais; a experiência compartilhada no Estágio Supervisionado IV; e os relatos de vivências nos estágios da graduação em Pedagogia. A análise das narrativas permitiu compreender que a identidade docente é forjada na intersecção entre a história pessoal e as vivências profissionais, em um movimento contínuo de construção e reconstrução. Os resultados evidenciaram que as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais influenciaram diretamente na escolha da docência e na consolidação da identidade profissional, destacando a importância das narrativas autobiográficas como ferramenta metodológica na formação de educadores. Conclui-se que a reflexão sobre as próprias vivências promove o autoconhecimento, elemento fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo e para a melhoria da qualidade da educação, favorecendo uma prática pedagógica mais significativa, inovadora e comprometida com a transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandra de Lourdes Rezende Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
