Narrativas autobiográficas e a construção da identidade docente comprometida com a transformação social

Autores

  • Leandra de Lourdes Rezende Amaral Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-80528

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas, Identidade docente, Formação de professores, Reflexão pedagógica, Prática docente

Resumo

Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia da universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2024, cujo objetivo foi analisar como as narrativas autobiográficas contribuem para a construção da identidade docente, enfatizando a importância da reflexão sobre as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais no desenvolvimento da prática pedagógica e na formação da consciência pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e o processo analítico autoformativo da autora, que elaborou narrativas autobiográficas de suas vivências na docência durante as graduações em Geografia e Pedagogia. As narrativas foram construídas a partir de ações de aprendizagem significativas, tais como: a elaboração e aplicação de atividades cartográficas para o ensino de Geografia nos anos iniciais; a experiência compartilhada no Estágio Supervisionado IV; e os relatos de vivências nos estágios da graduação em Pedagogia. A análise das narrativas permitiu compreender que a identidade docente é forjada na intersecção entre a história pessoal e as vivências profissionais, em um movimento contínuo de construção e reconstrução. Os resultados evidenciaram que as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais influenciaram diretamente na escolha da docência e na consolidação da identidade profissional, destacando a importância das narrativas autobiográficas como ferramenta metodológica na formação de educadores. Conclui-se que a reflexão sobre as próprias vivências promove o autoconhecimento, elemento fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo e para a melhoria da qualidade da educação, favorecendo uma prática pedagógica mais significativa, inovadora e comprometida com a transformação social.

Biografia do Autor

  • Leandra de Lourdes Rezende Amaral, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Mestrado em Geografia (UFU), graduada em Geografia - Licenciatura e Bacharelado (UFU) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como docente na Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais no município de Uberlândia, foi professora de tecnologias integradas aos componentes curriculares, no projeto "Digitanto o Futuro", prestação de serviçoes do SESI MG para a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Atualmente é professora de Geografia para os anos finais do ensino fundamental e professora dos anos iniciais 1 ao 5 ano, ambos pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. Pesquisadora das temáticas que envolvem Geografia Escolar; Ensino de Geografia; Epistemologia da Geografia; Formação Docente em Geografia; Geografia Feminista e Anticolonial; Narrativas Autobiográficas; e Formação da Identidade Docente.Também realiza pesquisa referente ao protagonismo da mulher que se envolve com os interesses coletivos e produz laços comunitários, com ações que refletem no bem comum para a manutenção da vida que, intervém no espaço geográfico, demonstrando a necessidade de transformar o espaço opressor em espaço de liberdade. Esta liberdade não se limita à mulher, individualmente, mas na sociedade e de forma coletiva.

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Narrativas autobiográficas e a construção da identidade docente comprometida com a transformação social. (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 329-356. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-80528