POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL NO TEMPO PRESENTE

Authors

  • Heitor Humberto do Nascimento Carvalho Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Adelino José de Carvalho Dias Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-78473

Keywords:

Neoliberalismos;, Políticas Públicas, Estado, Políticas Públicas Educacionais

Abstract

O artigo realiza uma análise das transformações no papel do Estado e nas políticas públicas a partir da ascensão do neoliberalismo, com foco no contexto brasileiro. O objetivo central é discutir como as reformas orientadas pela lógica de mercado, como descentralização, privatização e focalização, impactaram a garantia de direitos sociais, especialmente na aplicação de políticas públicas educacionais. A análise destaca as restrições fiscais, a influência de organismos internacionais e a adoção de modelos gerenciais baseados em eficiência e accountability, que reconfiguraram as relações entre Estado, mercado e sociedade. Ressalta ainda a problemática da mercantilização de serviços públicos educacionais, o mito da meritocracia que marcam o aprofundamento das desigualdades e a exclusão de parcelas significativas da população. Ao final, pondera que embora as reformas neoliberais tenham buscado modernizar a administração pública, faz-se necessário repensar as políticas públicas para que haja justiça social.

Author Biographies

  • Heitor Humberto do Nascimento Carvalho, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

    Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). 

  • Adelino José de Carvalho Dias, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

     Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE) no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/UNIUBE).

Published

2025-10-09

How to Cite

POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL NO TEMPO PRESENTE. (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 267-286. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-78473