PET AJUDA desafios para a permanência dos estudantes na UFU
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75956Palavras-chave:
Evasão, Permanência, Saúde MentalResumo
A evasão e a permanência estudantil são temas de grande relevância nas universidades públicas brasileiras. A evasão e retenção são temas complexos e multifacetados, pois são muitos os desafios enfrentados pelos estudantes de graduação, tais como questões sociais, econômicos, culturais e espaciais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os principais fatores que afetam a permanência dos alunos, com foco nas dinâmicas sociais e espaciais que contribuem para a evasão, como a desintegração social, dificuldades de adaptação à vida urbana e as desigualdades econômicas que afetam o acesso a recursos acadêmicos e suporte. A metodologia aplicada foi qualitativa, utilizando questionários digitais aos estudantes dos 11 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Câmpus Pontal. Foram coletadas informações sobre a cidade de origem, condições socioeconômicas, moradia, deslocamento e saúde mental. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva para delinear o perfil dos alunos e identificar os principais desafios à sua permanência na UFU. Os resultados mostram que as dificuldades financeiras, a distância das famílias e comunidades de origem, e a necessidade de adaptação ao ambiente urbano afetam a trajetória acadêmica dos estudantes. As condições de moradia e os desafios de mobilidade também emergiram como fatores críticos para a permanência dos alunos, evidenciando a necessidade de políticas de assistência que levem em conta as complexas relações entre os estudantes e o espaço que ocupam.
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