PET AJUDA desafios para a permanência dos estudantes na UFU

Autores

  • Aline Santos Pereira Curso de Serviço Social, UFU. https://orcid.org/0009-0007-8250-0437
  • Alan Almeida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0008-8946-5803
  • Eduarda Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0004-0074-3581
  • Gabriela Mateus Nery Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0001-9797-544X
  • Gabriela Vieira de Souza Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0000-8652-7900
  • ´Lívia Kelly Araújo Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Júlia Marquezi Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Felipe de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Gustavo Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Mateus Vinícius da Costa Belchior Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0007-6097-3508
  • Natália Dias Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Lopes Filho Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Cardozo Martins
  • Juliana Aparecida Povh Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75956

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Saúde Mental

Resumo

A evasão e a permanência estudantil são temas de grande relevância nas universidades públicas brasileiras. A evasão e retenção são temas complexos e multifacetados, pois são muitos os desafios enfrentados pelos estudantes de graduação, tais como questões sociais, econômicos, culturais e espaciais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar os principais fatores que afetam a permanência dos alunos, com foco nas dinâmicas sociais e espaciais que contribuem para a evasão, como a desintegração social, dificuldades de adaptação à vida urbana e as desigualdades econômicas que afetam o acesso a recursos acadêmicos e suporte. A metodologia aplicada foi qualitativa, utilizando questionários digitais aos estudantes dos 11 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Câmpus Pontal. Foram coletadas informações sobre a cidade de origem, condições socioeconômicas, moradia, deslocamento e saúde mental. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva para delinear o perfil dos alunos e identificar os principais desafios à sua permanência na UFU. Os resultados mostram que as dificuldades financeiras, a distância das famílias e comunidades de origem, e a necessidade de adaptação ao ambiente urbano afetam a trajetória acadêmica dos estudantes. As condições de moradia e os desafios de mobilidade também emergiram como fatores críticos para a permanência dos alunos, evidenciando a necessidade de políticas de assistência que levem em conta as complexas relações entre os estudantes e o espaço que ocupam.

Biografia do Autor

  • Aline Santos Pereira, Curso de Serviço Social, UFU.

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Alan Almeida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Eduarda Cristina da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Gabriela Mateus Nery, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Gabriela Vieira de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • ´Lívia Kelly Araújo Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Júlia Marquezi Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Luiz Felipe de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Luiz Gustavo Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Mateus Vinícius da Costa Belchior, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Natália Dias Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Paulo Lopes Filho, Universidade Federal de Uberlândia

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Rodrigo Cardozo Martins

    Bolsista do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Juliana Aparecida Povh, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tutora do Programa de Educação Tutorial Saúde, Cultura e Saberes (PET/MEC).

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

PET AJUDA desafios para a permanência dos estudantes na UFU. (2024). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 691-704. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75956