POLÍTICA COMPARADA: POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ENTRE UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL (REGIÕES SUL E SUDESTE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75727Palavras-chave:
Evasão, Educação Superior, Universidades Federais, Política PúblicasResumo
A evasão é um termo frequentemente utilizado para designar o processo de perda de vínculo com a educação superior, portando uma grande lista de sinônimos (abandono, fracasso acadêmico, não diplomação etc.). As universidades federais apresentam formas padronizadas de definir, mensurar e enfrentar a evasão, não focalizando realmente na especificidade de seus problemas e generalizando suas causas. O presente estudo, objetiva problematizar as definições vigentes e apresentar contribuições que aperfeiçoem os marcos atuais e instrumentalizem de forma cada vez mais eficaz as políticas públicas para a educação superior. Para cumprimento do objetivo da pesquisa, foram utilizadas como metodologia uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, onde foram consultadas as páginas eletrônicas das universidades federais das regiões Sul e Sudeste e realizados contatos através de e-mail e reuniões remotas com o órgão responsável pela gestão das políticas de enfrentamento da evasão. As informações coletadas indicam que não se tem uma definição, mensurações e políticas de enfrentamento da evasão que sejam únicas nas trinta universidades federais do Sul e Sudeste. Portanto, constatou-se que a especificidade das regiões estudadas não implica em diferentes formas de definição, mensuração e implementação de políticas de enfrentamento da evasão.
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