A RELEVÂNCIA DO BRASIL COMO DESTINO MIGRATÓRIO INTERNACIONAL: UM OLHAR PARA OS PRINCIPAIS FLUXOS CONTEMPORÂNEOS (2010-2022).

Autores

  • Yuri Teixeira de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Geisa Daise Gumiero Cleps Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4783-6863

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74545

Palavras-chave:

Migração internacional, Sul Global, Brasil

Resumo

A migração internacional para o Brasil teve um aumento significativo a partir do ano de 2010. Este fato tem motivado vários pesquisadores a estudarem tal processo, a fim de desvendar as implicações de tal evento. Com base nos dados verificados no portal do Sistema de Registros Nacional Migratório (SISMIGRA), atualmente, a migração regional de origem latino-americana e de países do sul global são os principais fluxos. Desta forma, esta pesquisa objetiva investigar principais fluxos migratórios internacionais para o Brasil, principalmente os que fortalecem os fluxos migratórios entre os países do Sul Global. Para a realização da pesquisa, partiu-se de uma revisão documental, em fontes secundárias, para compreender a dinâmica migratória internacional para o Brasil e os fatores de repulsão e d atração que têm fomentado os fluxos migratórios. Optou-se para a realização de uma pesquisa quantitativa pautada nos principais sites nacionais e internacionais portadores de dados quantitativos acerca desse processo. A pesquisa possibilitou averiguar os principais fluxos e o relevante papel do Brasil no acolhimento de fluxos migratórios, visto que, de acordo com o DATAMIGRA (2022), no período de 2010 a 2022, foram registrados cerca de 1.083 milhões de migrantes e refugiados no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Teixeira de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia UFU. Tem experiência e pesquisas relacionadas a Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, revisão de planos municipais de saneamento, sistema de informação geográfica (SIG) e dinâmicas populacionais com ênfase em nos fluxos migratórios.

Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Rio Claro em 1997. Cursou doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Rio Claro em 2005. Realizou Estágio Pós- Doutoral na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia (mestrado e doutorado). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Geografia, licenciatura e bacharelado, desde 2015. Atua como Coordenadora da Área de Geografia Humana e Regional do Curso de Geografia da UFU desde 2014. Foi Pesquisador Mineiro - Nível A, da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais , FAPEMIG, no período de julho de 2015 a agosto de 2016. Tem experiência na área de Geografia Humana e Regional, onde tem se dedicado às pesquisas nas subáreas de Geografia Urbana e Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade; comércio, consumo e serviços; planejamento urbano, produção do espaço urbano, dinâmica populacional e territorial; e Economia Solidária.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Teixeira de Almeida, Y., & Gumiero Cleps, G. D. (2024). A RELEVÂNCIA DO BRASIL COMO DESTINO MIGRATÓRIO INTERNACIONAL: UM OLHAR PARA OS PRINCIPAIS FLUXOS CONTEMPORÂNEOS (2010-2022). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 453–475. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74545