A RELEVÂNCIA DO BRASIL COMO DESTINO MIGRATÓRIO INTERNACIONAL: UM OLHAR PARA OS PRINCIPAIS FLUXOS CONTEMPORÂNEOS (2010-2022).
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74545Palavras-chave:
Migração internacional, Sul Global, BrasilResumo
A migração internacional para o Brasil teve um aumento significativo a partir do ano de 2010. Este fato tem motivado vários pesquisadores a estudarem tal processo, a fim de desvendar as implicações de tal evento. Com base nos dados verificados no portal do Sistema de Registros Nacional Migratório (SISMIGRA), atualmente, a migração regional de origem latino-americana e de países do sul global são os principais fluxos. Desta forma, esta pesquisa objetiva investigar principais fluxos migratórios internacionais para o Brasil, principalmente os que fortalecem os fluxos migratórios entre os países do Sul Global. Para a realização da pesquisa, partiu-se de uma revisão documental, em fontes secundárias, para compreender a dinâmica migratória internacional para o Brasil e os fatores de repulsão e d atração que têm fomentado os fluxos migratórios. Optou-se para a realização de uma pesquisa quantitativa pautada nos principais sites nacionais e internacionais portadores de dados quantitativos acerca desse processo. A pesquisa possibilitou averiguar os principais fluxos e o relevante papel do Brasil no acolhimento de fluxos migratórios, visto que, de acordo com o DATAMIGRA (2022), no período de 2010 a 2022, foram registrados cerca de 1.083 milhões de migrantes e refugiados no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yuri Teixeira de Almeida, Geisa Daise Gumiero Cleps
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.