Os IMPACTOS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS E GESTÃO ESTATAL

dinâmica territorial, riscos e mitigação

Authors

  • Rubens Humberto Costa Teixeira Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO-IGESC-UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-74430

Keywords:

impactos espaciais, vulnerabilidades socioambientais, gestão do Estado, mitigação

Abstract

Grandes empreendimentos impactam áreas urbanas e rurais, podendo causar deslocamento compulsório de comunidades, transformações econômicas e culturais, perda de biodiversidade, poluição e acidentes com perdas humanas. A falta de participação comunitária e a desigualdade de poder exacerbam vulnerabilidades socioambientais. Reassentamentos inadequados aumentam os problemas sociais e psicológicos. Avaliações de impacto ambiental são cruciais para identificar e mitigar riscos, considerando também as mudanças climáticas. O Estado deve promover uma gestão que requer uma abordagem integrada, garantir a participação das comunidades afetadas e implementar estratégias de mitigação robustas, promovendo não apenas crescimento econômico, mas desenvolvimento econômico, sustentável e inclusivo.

Author Biography

  • Rubens Humberto Costa Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO-IGESC-UFU

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO-UFU). Graduando em Administração Pública pela UFU. 

Published

2025-08-29

How to Cite

Os IMPACTOS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS E GESTÃO ESTATAL: dinâmica territorial, riscos e mitigação . (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 130-144. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-74430