MULTITERRITORIALIDADE E GAMES
Possibilidade do uso de tecnologias digitais para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-74401Palavras-chave:
Games, Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais, MultiterritorialidadeResumo
Este artigo investiga o uso de games como recurso pedagógico no ensino de Geografia, explorando a multiterritorialidade e as tecnologias digitais como força-motriz desse processo. A pesquisa emprega viés qualitativa e descritiva, envolvendo observação-participante e análise das produções finais de professores participantes de Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Utilizando o software ATLAS.ti e o Primeiro Ciclo de Codificação de Saldaña, foram analisadas 22 produções documentais sobre o entrelaçar entre Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, com foco nos games, e o ensino de Geografia. A codificação revelou que, embora predominem emoções positivas, os professores ainda enfrentam sentimentos mistos ao integrar esses artefatos e recursos. O método literário e de linguagem destacou a percepção dos professores sobre o uso dessas tecnologias, justificando sua escolha por games pela capacidade de promover a compreensão de conceitos geográficos e desenvolver habilidades críticas e criativas nos alunos. A multiterritorialidade foi um conceito central, evidenciando a relevância dos games na articulação de conteúdos geográficos e na construção de percepções multidisciplinares alinhadas a uma cultura digital. As descobertas indicam que a integração de games pode enriquecer o ensino de Geografia, promovendo uma abordagem imersiva e colaborativa. Sugerem-se pesquisas futuras para explorar a multidisciplinaridade entre educação, comunicação, games e geografia, ampliando o entendimento sobre o impacto das tecnologias digitais no ambiente educacional.
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