MULTITERRITORIALIDADE E GAMES

Possibilidade do uso de tecnologias digitais para o ensino de Geografia

Autores

  • Caio Tulio Olimpio Pereira da Costa UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-74401

Palavras-chave:

Games, Ensino de Geografia, Tecnologias Digitais, Multiterritorialidade

Resumo

Este artigo investiga o uso de games como recurso pedagógico no ensino de Geografia, explorando a multiterritorialidade e as tecnologias digitais como força-motriz desse processo. A pesquisa emprega viés qualitativa e descritiva, envolvendo observação-participante e análise das produções finais de professores participantes de Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). Utilizando o software ATLAS.ti e o Primeiro Ciclo de Codificação de Saldaña, foram analisadas 22 produções documentais sobre o entrelaçar entre Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, com foco nos games, e o ensino de Geografia. A codificação revelou que, embora predominem emoções positivas, os professores ainda enfrentam sentimentos mistos ao integrar esses artefatos e recursos. O método literário e de linguagem destacou a percepção dos professores sobre o uso dessas tecnologias, justificando sua escolha por games pela capacidade de promover a compreensão de conceitos geográficos e desenvolver habilidades críticas e criativas nos alunos. A multiterritorialidade foi um conceito central, evidenciando a relevância dos games na articulação de conteúdos geográficos e na construção de percepções multidisciplinares alinhadas a uma cultura digital. As descobertas indicam que a integração de games pode enriquecer o ensino de Geografia, promovendo uma abordagem imersiva e colaborativa. Sugerem-se pesquisas futuras para explorar a multidisciplinaridade entre educação, comunicação, games e geografia, ampliando o entendimento sobre o impacto das tecnologias digitais no ambiente educacional.

Biografia do Autor

  • Caio Tulio Olimpio Pereira da Costa, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games

    Doutor em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2024), com período de Doutorado Sanduíche na Université du Québec en Outaouais (Canadá) pelo PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela instituição de fomento CAPES. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com dissertação laureada (2020). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFBaiano (2024), Especialista em Educação, Jogos e Ludicidade para o Ensino pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2022) e Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Sete de Setembro (2016). Realizou intercâmbio facilitado pelo English Language Center da Brigham Young University, no estado de Utah, EUA (2013-2014), no curso de English Language and Linguistics. É integrante do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais e do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); membro da ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, do CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games e da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Possui interesse nas áreas de Cibercultura, Comunicação Digital, Videogames, Tecnologias, Imagem e Imaginário, Narrativas, Linguagem, Educação Tecnológica, Cinema, Ficção Seriada e Cultura Pop.

     

  • Ana Beatriz Gomes Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Pós-doutorado (2014) na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado 4) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de de Ensino e Currículo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) e do Mestrado Profissional em Rede para Professores de Geografia - PROFGEO. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, narrativas em jogos digitais, tecnologias digitais e ensino, redes sociais e divulgação científica.

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

MULTITERRITORIALIDADE E GAMES: Possibilidade do uso de tecnologias digitais para o ensino de Geografia. (2025). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 16(1), 23-52. https://doi.org/10.14393/OREG-v16-n1-2025-74401