PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA

Autores

  • Danyella Vale Barros França Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Francisco das Chagas Rodrigues Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-72162

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Docência na Rede Pública, Educação Ambiental

Resumo

A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada de uma forma transversal e interdisciplinar, pois não se restringe ao escopo de uma única disciplina. Logo os docentes precisam ser capacitados quanto ao ensino teórico e prática da EA. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos docentes quanto à temática ambiental em uma escola da rede estadual de Coroatá – MA, a partir da caracterização do perfil dos profissionais e da identificação de como a temática da educação ambiental está sendo abordada em sala. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, a saber: levantamento bibliográfico; elaboração e aplicação de questionário; trabalho de campo e tabulação dos dados. Participaram da pesquisa dezoito docentes, com idade entre vinte e cinquenta e cinco anos de idade, onde 79% foram mulheres e 21% homens. O tempo de atuação dos entrevistados variou entre seis meses e vinte e oito anos. Constatou-se que a percepção ambiental docente na escola pública estudada é positiva, tendo em vista que 100% dos professores entrevistados possuem concepções cimentadas sobre o conceito da educação ambiental e a importância desta temática para o futuro social.  O quadro de entrevistados mostrou ainda que pouco mais de 80% dos docentes possuem uma compreensão de si mesmos como educadores ambientais. Os resultados encontrados neste estudo são relevantes para o embasamento teórico e prático de profissionais da área de educação ambiental, bem como para o fortalecimento e desenvolvimento de outras pesquisas educacionais no município em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyella Vale Barros França, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutoranda em Geografia pela Programa de Pós Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - PPEGO/UEMA. Técnica do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC. Foi Professora Substituta no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Maranhão, Campus Coroatá (2022) e no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias - CESC - (2021-2022). Foi Técnica do Laboratório de Geociências da Universidade Estadual do Maranhão (2016/2017 - 2019/2020). Mestra (2019), Bacharela (2016) e Licenciada (2016) em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís. Integrante do Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Mapeamento - GEOMAP desde 2013. Pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, Geoprocessamento, Vulnerabilidades, Riscos e Educação ambiental. Especialização em andamentos em Topografia e Sensoriamento Remoto.

Francisco das Chagas Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus Coroatá, Especialização em Ciências Ambientais e Analise Ambiental pela Faculdade Fleming de Cerquilho, FAC, Cerquilho, Brasil. Exercendo atividades na secretaria/coordenação da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Coroatá, como Secretário/Protocolo.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Vale Barros França, D., & das Chagas Rodrigues Silva, F. (2024). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 341–359. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-72162