PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-72162Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Docência na Rede Pública, Educação AmbientalResumo
A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada de uma forma transversal e interdisciplinar, pois não se restringe ao escopo de uma única disciplina. Logo os docentes precisam ser capacitados quanto ao ensino teórico e prática da EA. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos docentes quanto à temática ambiental em uma escola da rede estadual de Coroatá – MA, a partir da caracterização do perfil dos profissionais e da identificação de como a temática da educação ambiental está sendo abordada em sala. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, a saber: levantamento bibliográfico; elaboração e aplicação de questionário; trabalho de campo e tabulação dos dados. Participaram da pesquisa dezoito docentes, com idade entre vinte e cinquenta e cinco anos de idade, onde 79% foram mulheres e 21% homens. O tempo de atuação dos entrevistados variou entre seis meses e vinte e oito anos. Constatou-se que a percepção ambiental docente na escola pública estudada é positiva, tendo em vista que 100% dos professores entrevistados possuem concepções cimentadas sobre o conceito da educação ambiental e a importância desta temática para o futuro social. O quadro de entrevistados mostrou ainda que pouco mais de 80% dos docentes possuem uma compreensão de si mesmos como educadores ambientais. Os resultados encontrados neste estudo são relevantes para o embasamento teórico e prático de profissionais da área de educação ambiental, bem como para o fortalecimento e desenvolvimento de outras pesquisas educacionais no município em questão.
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