A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Ana Flávia Brandão Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69132

Palavras-chave:

REEE, Lixo eletrônico, Descarte, Conscientização

Resumo

O descarte de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ocorre pela falta de educação ambiental (EA) ou por ignorância sobre esse assunto. O objetivo do trabalho é realizar atividades de EA com os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola, localizada em Uberlândia – MG. Nesse trabalho foram realizadas palestras e atividades interativas sobre os REEE, inclusive com a implantação um coletor de REEE na escola. Depois da realização dessas atividades, foi enviado um questionário aos estudantes para averiguar se as dinâmicas anteriores foram efetivas em relação à tomada de consciência sobre os REEE. Com as respostas do formulário, foi possível observar que parte deles se conscientizaram sobre o descarte correto de REEE, pois 90,7% responderam que incentivariam outras pessoas a praticarem o descarte correto desses resíduos e que eles se propunham a divulgar ou até mesmo descartar REEE no container da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Brandão Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Qualidade Ambiental (2021) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é servidora pública na Universidade Federal de Uberlândia, atua como Técnica de Laboratório de Área no Instituto de Geografia e é da equipe editorial da Revista Sociedade & Natureza . Foi bolsista pelo programa Ciências sem fronteiras e estudou Civil and Environmental Engineering na Tennessee Technological University (2014 a 2015) . 

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU).

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Rocha, A. F. B., & Bernardes, M. B. J. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA-MG. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 70–90. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69132