VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CAMPINAS:

UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DA MULHER E AS CONTRADIÇÕES NO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Maria Júlia Buck Rossetto UNICAMP
  • Lucas Pinto Seixas UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69058

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Espaço urbano, Anamorfoses, Campinas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a manutenção da violência contra a mulher adulta por uma perspectiva de Geografia Feminista, com foco nas contradições apresentadas na materialização da infraestrutura pública de proteção a mulheres no espaço urbano em Campinas, São Paulo, Brasil. O trabalho analisa a estrutura existente da Rede da Mulher e a localização de seus equipamentos, contrapondo-os com os dados de notificação de violência produzidos pelo Sistema de Notificação de Violência em Campinas (SISNOV), se utilizando de gráficos e anamorfoses para produzir, interpretar e representar os resultados. Concluiu-se que o espaço urbano em Campinas reproduz desigualdades e violências de gênero estruturais, à medida que regiões periféricas de Campinas apresentam os maiores números de notificação de violência e poucas infraestruturas e equipamentos da Rede da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Júlia Buck Rossetto, UNICAMP

É bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), atualmente é estudante de Pedagogia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Geografia Feminista e Geografia de Gênero, além de ser uma grande entusiasta dos debates referentes à Educação e Geografia, inclusive no que se refere às iniciativas de Ensino Popular. Além disso, está como Professora de Geografia pelo Colégio Técnico de Limeira (COTIL).

Lucas Pinto Seixas, UNICAMP

Bacharel e Mestrando (Bolsista FAPESP) em Geografia pelo Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi Visiting Student (BEPE-FAPESP) na School of Geography and Planning da Cardiff University (Wales, UK) entre 2022 e 2023, e é pesquisador no grupo Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território (GeoGet). É Pesquisador associado ao projeto Uso real versus uso formal da terra na Amazônia maranhense: avaliação das condicionantes para o desenvolvimento sustentável. É estudante de Licenciatura em Geografia pela Unicamp. Anteriormente, realizou uma Iniciação Científica pelo PIBIC (SAE, Unicamp) e duas pela FAPESP. Foi professor voluntário no curso preparatório para vestibular GAUSS - Atibaia/SP. Possui experiência na área de Geografia Urbana, Geotecnologias e Gestão do Território e Cartografia Geográfica.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Buck Rossetto, M. J., & Pinto Seixas, L. (2024). VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CAMPINAS: : UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DA MULHER E AS CONTRADIÇÕES NO ESPAÇO URBANO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 46–69. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-69058