RELAÇÕES ENTRE DENSIDADE, USO DO SOLO E LOCALIZAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DE VIAGENS EM CIDADES MÉDIAS
ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FRANCA-SP.
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-68478Palavras-chave:
Comportamento de viagens, densidade habitacional, localização, uso do solo, Cidade médiaResumo
As cidades brasileiras, a partir do início do século XX tem assumido uma tendência de expansão com orientação centro-periferia, ou seja, de forma espraiada pelo território, o que ocasiona um aumento nas distâncias percorridas diariamente pelos cidadãos contribuindo para a utilização majoritária do transporte motorizado particular, e consequentemente diminuindo a preferência por transportes alternativos menos nocivos ao meio. A partir deste cenário se faz necessário um estudo para averiguar as relações que podem ser estabelecidas entre o comportamento de viagem e características da forma urbana como localização, densidade e usos do solo. Diante disto o artigo visa constatar qual contexto urbano, disperso e monofuncional ou centralizado, multifuncional e consolidado, configura-se como um cenário desejável do ponto de vista da oferta de condições adequadas de usabilidade de transportes alternativos .O resultado demonstrou que setores periféricos, com pouca diversidade de uso do solo e com densidades variadas, os quais representam o modelo urbano espraiado, favorecem o uso do automóvel particular, e, portanto, não representa um cenário urbano ideal a partir da escala de avaliação pré-determinada, revelando a inefetividade desta tendência urbana ao passo que não contribui com o uso de transportes alternativos de baixo impacto.
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