UMA EDUCAÇÃO NA PRÁXIS: O DIÁLOGO COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60209Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação, Experiência, Liberdade.Resumo
O presente trabalho consiste na análise da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire onde se questiona o modelo tradicional de educação denominado pelo autor como “educação como depósito bancário”. Sendo este modelo um instrumento de dominação das classes dominantes, um modelo que não valoriza o saber do educando e vê apenas o educador como o detentor do conhecimento e que reforça ainda mais a dicotomia opressor-oprimido. Em contrapartida, Paulo Freire propõe um novo modelo de educação que parte do princípio do diálogo e a relevância da vivencia do educando no processo educacional, valorizando suas experiências e propondo uma construção do conhecimento coletiva, que se baseia numa práxis dialógica.
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Publicado
2021-03-31
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
UMA EDUCAÇÃO NA PRÁXIS: O DIÁLOGO COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA. (2021). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(2), 42-54. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60209