UMA EDUCAÇÃO NA PRÁXIS: O DIÁLOGO COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

  • Marlon Nunes Silva Rede Pública de Ensino de Minas Gerais
  • Alan Kenneth Souza Pereira Rede Pública de Ensino de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60209

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Experiência, Liberdade.

Resumo

O presente trabalho consiste na análise da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire onde se questiona o modelo tradicional de educação denominado pelo autor como “educação como depósito bancário”. Sendo este modelo um instrumento de dominação das classes dominantes, um modelo que não valoriza o saber do educando e vê apenas o educador como o detentor do conhecimento e que reforça ainda mais a dicotomia opressor-oprimido. Em contrapartida, Paulo Freire propõe um novo modelo de educação que parte do princípio do diálogo e a relevância da vivencia do educando no processo educacional, valorizando suas experiências e propondo uma construção do conhecimento coletiva, que se baseia numa práxis dialógica.

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Biografia do Autor

Marlon Nunes Silva, Rede Pública de Ensino de Minas Gerais

Bacharel Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Filosofia Hermenêutica pela Faculdade Jesuíta. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Psicanalista pela Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise

Alan Kenneth Souza Pereira, Rede Pública de Ensino de Minas Gerais

Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Gestão Escolar Integradora pela Faculdade Batista e pós-graduado em Metodologia de Ensino Superior e Tutoria a Distância pelo Instituto de Educação ATENEU-ISEAT. Estudante de Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Professor de Filosofia da Rede Estadual de Minas Gerais

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Nunes Silva, M. ., & Souza Pereira, A. K. . (2021). UMA EDUCAÇÃO NA PRÁXIS: O DIÁLOGO COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(2), 42–54. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n2-2020-60209

Edição

Seção

Artigos