CATEGORIAS GEOGRÁFICAS: ESTUDO METODOLÓGICO DE ENSINO DA PAISAGEM, TERRITÓRIO E LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n1-2020-59873Palavras-chave:
Educação; Categorias; Geografia.Resumo
O presente trabalho debruça-se ao estudo dos métodos didáticos para o ensino dos conceitos geográficos: lugar, paisagem, território e região. Partindo do pressuposto de que todos os temas estudados pela Geografia têm como fundamento suas categorias principais, o objetivo proposto é fazer da aprendizagem significativa o principal pilar para a assimilação dos conceitos e; assim, absorver a síntese fundamental para formação do pensamento geográfico, logo entendemos que o estudo de caso apresenta a luz da aprendizagem significativa como abordagem prática dos conceitos. O objeto de estudo é o local de moradia, e a rotina desenvolvida por indivíduos ou por movimentos feitos em comunidade que apresentam reflexos diretos no espaço geográfico e na relação humana estabelecida nele. Através das análises e reflexões das relações estabelecidas entre os agentes e os ambientes de vivencia, foi possível constatar níveis de percepção da essência social construída, e das noções de direito e cidadania subempregados. Observar as lacunas que separam a aprendizagem eficiente, promotora do pensamento crítico e o desemparo das políticas públicas de educação, força a busca por alternativas que driblem os gargalos impostos aos usuários do ensino público. A triangulação entre os documentos bases, o conteúdo programático e a rotina estabelecida nas instituições transbordam informações que traçam prognósticos analíticos eficientes na busca pela significação da aprendizagem proposta nesta discussão.