AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Autores

  • Anderson Santos de Santana Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n2-2018-4

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do PIBID da área de Geografia na melhoria da prática de ensino e da aprendizagem no contexto escolar do ensino médio com baixo desempenho em avaliações censitárias. Este propósito incidiu sobre as contribuições do PIBID da área de Geografia para a aprendizagem da docência por parte dos licenciandos e o incremento do ensino nas escolas de ensino médio pernambucano. Como procedimentos, utilizou-se da revisão de literatura e do levantamento documental para aprofundamento das categorias de investigação; aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa constituídos de questões abertas e fechadas; e realização de entrevistas semi-estruturadas. Essa investigação nos permitiu constatar que os ob­jetivos do PIBID estão sendo contemplados no processo formativo dos licenciandos em geografia da UFPE. Ao analisar os dados coletados e interpretá-los, pudemos perceber que, ao propor o incentivo a formação docente, valorização do magistério, integração entre ensino superior e educação básica, prática no ambiente profissional, participação efetiva dos professores do ensino médio e articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Santana, A. S. de, & Santos, F. K. S. dos. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 9(2). https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n2-2018-4

Edição

Seção

Artigos