Estágio supervisionado: um relato de experiências
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n1-2018-8Resumo
A profissão docente, antes de mais nada, é o ato de amar e se dedicar no processo de formação pessoal e acadêmica do próximo. De antemão já podemos afirmar que esta não é uma tarefa fácil, pois exige muita competência de quem se dispõe a realizar esta profissão, porém quando o objetivo desta é alcançado a sensação de dever cumprido é imensa. A docência significa se dispor ao próximo de forma integral com o intuito de direcionar o ensino laico, de forma que o objetivo não seja a transformação do próximo e sim auxilio ao sujeito na sua formação pessoal e acadêmica para que este seja capaz de influir de forma crítica as suas decisões no espaço socialmente construído. Neste sentido tonar-se imprescindível a função do estágio supervisionado na formação acadêmica dos futuros docentes, sendo este o momento propício para o contato e a vivência cotidiana com o ambiente escolar. Certamente este também é o momento em que dúvidas foram esclarecidas e que outras indagações surgiram ao decorrer do mesmo. Dentro deste contexto o estágio supervisionado se faz de grande valia para que possamos distinguir diferentes realidades e que a partir do momento em que essas elucidadas podemos nos adequar e escolher os melhores métodos e as melhores metodologias de ensino. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vividas durante os quatros semestres dedicados ao estágio supervisionado. Iniciando pelo Estágio Supervisionado 1 (voltado para desenvolvimento de atividades relacionados a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental); o Estágio Supervisionado 2 (dedicado aos anos finais do Ensino Fundamental - 6º ano ao 9ºano); passando pelo Estágio Supervisionado 3 (inserção no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos - EJA) e finalizando com as experiências no Estágio Supervisionado 4 (com a assimilação dos desafios e práticas do ensino no campo). Num sentido empírico o estágio supervisionado é junção dos conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos até o presente momento na trajetória acadêmica, mesmo sabendo que estes na maioria das vezes caminham em direções opostas. Portanto o estágio não pode ser analisado ao mero reducionismo de ser somente uma atividade prática e teórica. Devemos considerar a presença desconexa de vários saberes disciplinares que não condizem com aDownloads
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Publicado
2018-11-13
Como Citar
Silva, G. F. (2018). Estágio supervisionado: um relato de experiências. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 9(1). https://doi.org/10.14393/OREG-v9-n1-2018-8
Edição
Seção
Relatos de Experiências